18/12/2018 19h05 - Atualizado em 18/12/2018 19h11

Sesa entrega manual de protocolos das diretrizes clínicas

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou a entrega dos protocolos das diretrizes clínicas das linhas Materno Infantil, Síndrome Coronariana Aguda, Politraumatismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Manual de Orientações Básicas para a Atenção Primária à Saude e ao da Saúde Mental, além dos fluxos e protocolos regulatórios.

A entrega do material aconteceu no auditório da Sesa, na Enseada do Suá, Vitória, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira; do subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily; e da subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Joanna De Jaegher.

A subsecretária Joanna explicou que a criação das diretrizes clínicas é exatamente o caminho que se deve seguir e que o material é um guia que relata o que deve ser traçado pelos gestores para reorganizar os modelos de atenção à saúde.

“Estamos muito felizes hoje, pois vamos entregar esses instrumentos dentro de um livro, e também estarão disponíveis em nosso site. Concretizar esse trabalho é de uma importância muito grande. Foram mais de 100 profissionais de toda a rede participando nessa construção.  Ainda precisamos avançar muito, revisar outras diretrizes, como as da saúde bucal, que tem uma importância enorme, inclusive dentro da unidade Cuidar”, destacou.

O secretário Ricardo de Oliveira destacou que a entrega desse material mostra parte do que foi realizado nesta gestão, e frisou que foi um trabalho estruturante. “Olhamos aqui para o futuro, mas tem de estruturar a prestação dos serviços de saúde a longo prazo, senão não sairemos da cultura da urgência e emergência, que é uma cultura que atrapalha o planejamento na área da Saúde. Isso aqui (diretrizes clínicas) é estruturante, como outras coisas que fizemos, e se insere dentro do trabalho da Rede Cuidar”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Oliveira, o projeto da Rede Cuidar veio justamente para reorganizar o modelo de atenção à saúde. “Muita gente acha que são aquelas unidades construídas no interior. Não. A Rede Cuidar é muito mais que isso. Construção é o de menos. O de mais é o modelo de atenção, e esses manuais servem para isso, para mostrar a forma de se trabalhar, o giro da reformulação do modelo de atenção. O projeto está aí. O caminho está traçado, é consistente, está produzindo resultados e nós sabemos onde chegar”, destacou o secretário.

Oliveira finalizou agradecendo o trabalho de toda a equipe. “Esse é mais um passo nessa questão da estruturação que estamos deixando como legado. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho que está sendo entregue”.

Oficina de Pactuação de Terapia Renal Substitutiva

Antes da entrega dos manuais das diretrizes clínicas, a Subsecretaria de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde realizou a Oficina de Pactuação de Terapia Renal Substitutiva. Participaram do evento profissionais dos níveis regional e central, e também diretores de hospitais da rede estadual.

De acordo com a subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Joanna De Jaegher, havia uma grande necessidade de organização para realizar o processo regulatório da terapia renal substitutiva, e foi preciso chegar a um ponto de amadurecimento das discussões para a realização da primeira pactuação.

“Existe essa necessidade, ela está posta, o Estado está sendo pioneiro neste momento de fazer essa discussão. Existe uma câmara técnica já publicada para dar continuidade ao processo. Então é importante porque já temos os protocolos, e agora estamos pactuando os protocolos regulatórios, a partir dos protocolos clínicos. Essa oficina tem esse valor e está trazendo todo mundo à discussão para que a gente possa pactuar esse fluxo que está colocado ali passo a passo, e vamos discutir passo a passo para a gente estabelecer as regras de negócios do processo de pactuação”, disse Joanna.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br