24/05/2023 16h00

Sesa inicia formação de tutores para Pós-Graduação em Imunizações

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), deu início ao Curso de Formação Pedagógica de Tutores para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cuidado Interprofissional na Área de Imunizações. O evento aconteceu nesta quarta-feira (24), no auditório do ICEPi, em Vitória. A formação vai até o dia 28 de junho com atividades presenciais e síncronas, com uma carga horária de 80 horas.

Segundo a coordenadora do curso, Danielle Grillo, a formação é inovadora no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. “Vamos refletir sobre as práticas de imunização e a formação será uma construção coletiva nas esferas de gestão do SUS, já que os tutores vão trazer o olhar do município para o curso”, explicou.

O encontro contou ainda com a presença do diretor do ICEPi Fabiano Ribeiro; da gerente de Ensino, Bárbara Farias; da gerente de Inovação, Isabela Oliveira; e de representantes da Gerência de Ensino, da coordenação de Pós-Graduação e do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).

Ainda durante o encontro, a chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (NUEFS) do Instituto, Carolina Perez, destacou a importância dos tutores na divulgação de informações de qualidade e evidências científicas a respeito da imunização. “Com tanta desinformação e as dificuldades enfrentadas para a vacinação das pessoas, é preciso que a população entenda que a imunização é para o bem coletivo e é muito importante que os tutores levem essa informação”, disse.

O curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cuidado Interprofissional na Área de Imunizações é voltado para profissionais de saúde com graduação legalmente habilitada para a administração de imunobiológicos e que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. A carga horária é de 440 horas e duração é de um ano. As inscrições para o curso serão abertas em breve.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br