05/05/2017 11h39 - Atualizado em 05/05/2017 11h47

Sesa lidera diálogo com municípios

O secretário de Estado da Saúde , Ricardo de Oliveira  se reuniu nesta quinta-feira(4) com o Prefeito de Vila Velha, Max Filho, para alinhar a pauta do Comitê Estratégico da Saúde Metropolitana. Esta é a primeira de uma série de encontros com os prefeitos e secretários de saúde  da região com objetivo de promover um trabalho conjunto nos serviços de atendimento do SUS. Participaram também da reunião, o secretário executivo da SESA, Wesley Goggi,  o secretário de saúde de Vila velha , Jarbas Ribeiro de Assis e  o assessor da secretaria municipal, Geraldo Correa.

Ricardo de Oliveira ressaltou que o comitê tem como objetivo discutir a regionalização dos serviços de saúde. Para ele esta é a garantia de eficiência e qualidade no atendimento do usuário. “Unindo projetos e esforços ganham todos: os profissionais da saúde e principalmente  os usuários do SUS” afirma Oliveira .

E para colocar isso em prática a Sesa está discutindo a implantação da Rede Cuidar, um novo modelo de atendimento onde a atenção básica será fortalecida com o suporte da atendimento de média complexidade. Cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde irão funcionar nas quatro regiões de saúde do estado. A Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, é a primeira unidade prevista para entrar em funcionamento.  A novidade é que o usuário do SUS terá oportunidade de realizar, além da consulta, exames e procedimentos no mesmo local, um atendimento com equipe multiprofissional e sair com um plano terapêutico pronto. Com a regionalização implantada em todo o estado, os municípios  da região metropolitana precisam se preparar para a nova realidade de atendimento e reorganizar os serviços de consultas.

Para Wesley Goggi, coordenador da agenda do Comitê da Saúde Metropolitana,  “os desafios do SUS só serão solucionados com a participação da sociedade e com ações integradas entre as Prefeituras e o Governo Estadual.”

Assinatura todos.jpgAssinatura todos.jpg

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard