10/07/2019 13h38 - Atualizado em 10/07/2019 13h40

Sesa oferece testes rápidos para diagnóstico das Hepatites B e C

O “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, acontece no dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o alerta sobre essas doenças. E, para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferecerá, a partir do próximo dia 18, testes rápidos para a detecção da doença.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, estará em diversos pontos da Grande Vitória para a realização dos testes.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Hepatites Virais, o infectologista Marcello Leal, é muito importante realizar o diagnóstico precoce da doença, pois as hepatites são doenças silenciosas, ou seja, sem sintomas na maioria das vezes.

“As hepatites virais são inflamações do fígado causadas pelos vírus A, B, C, D e E, sendo a B e a C com maior incidência no Estado. Os testes rápidos das hepatites são importantes para detectar a doença e, assim, iniciar o tratamento antes do desenvolvimento de uma cirrose hepática ou câncer de fígado”, alerta o infectologista.

O médico orienta que todos façam os exames para a hepatite B, principalmente as pessoas com mais de 30 anos. Para a hepatite C, a orientação é que sejam testadas as pessoas com mais de 40 anos; diabéticos; pessoas com insuficiência renal; usuários de drogas injetáveis; pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou com múltiplas infecções sexualmente transmissíveis; portadores de HIV; pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993; pessoas com antecedente de uso, em qualquer época, de agulhas, seringas de vidro ou seringas não adequadamente esterilizadas.



Programação do CTA Itinerante

A van do CTA Itinerante estará nos dias 18 e 26 no município da Serra. Na quinta-feira, dia 18, a unidade estará no Pró-Cidadão (avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe), das 8h às 11h. Já na sexta-feira, dia 26, a van ficará próxima à pracinha no centro de Laranjeiras, das 8h às 11h. Novas datas e locais podem ser definidos nos próximos dias. 

 

Números

Em relação à hepatite B, foram registrados em 2017, 416 casos e dois óbitos. Em 2018, foram registrados 329 casos, com três óbitos. Em relação à hepatite C, foram registrados 396 casos em 2017, com dois óbitos. E, em 2018, foram registrados 239 casos, com um óbito.

 

Transmissão e Prevenção

O infectologista Marcello Leal alerta para os cuidados e prevenção da doença, uma vez que “cada hepatite tem uma estratégia de prevenção específica”, lembra.

Para a hepatite A, transmitida através da água e alimentos contaminados, é importante lavar bem as mãos após usar o banheiro; beber água filtrada ou tratada; lavar bem os alimentos consumidos crus. No caso de crianças entre 1 e 5 anos, é importante administrar a vacina para hepatite A, disponível nas unidades básicas de saúde.

A hepatite B, segundo o médico, pode ser transmitida da mãe para o filho durante o parto – caso a mãe tenha o vírus; através do sangue contaminado e pelas relações sexuais. Para a prevenção, é importante usar preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de uso individual, como lâminas de barbear, depilar, alicates de unha, escovas de dente, além de evitar compartilhar agulhas e seringas. E através da vacina contra hepatite B, que é universal e está disponível para a população desde o nascimento a terceira idade.

Para a hepatite C, a transmissão se dá por meio de sangue contaminado e a principal forma de prevenção é o não compartilhamento de objetos de uso comum e evitar compartilhar agulhas e seringas.

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard