21/01/2022 16h39 - Atualizado em 21/01/2022 18h57

Sesa orienta municípios capixabas para estratégias de testagem contra Covid-19 

Em reunião com os secretários municipais de Saúde, na manhã desta sexta-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, orientou para a adoção de estratégias de testagem contra a Covid-19, com o objetivo de garantir o acesso da população ao exame.

Entre as estratégias reiteradas durante a reunião, estão a ampliação da testagem em massa em todos os pontos de atenção à saúde dos municípios, além da disponibilidade das unidades de testagem para a livre demanda de pacientes assintomáticos e sintomáticos.

Além disso, Nésio Fernandes orientou os secretários municipais para o estabelecimento de metas de testagem. Isto é, que os municípios capixabas possam, com estruturas próprias, ter a capacidade de ofertar testes para pelo menos 15% da população por mês, sem considerar os testes da rede privada e do Governo do Estado.

“Estabelecer metas é importante para dar uma nova dinâmica à testagem da população dentro do próprio território, assim como auxiliar na identificação de casos positivos, isolá-los e, desta forma, interromper ainda precocemente a cadeia de transmissão da doença”, ressaltou o secretário.

De dezembro até a segunda quinzena de janeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, já distribuiu cerca de 500 mil testes de antígeno aos municípios capixabas. Uma nova remessa de testes será entregue até a próxima semana. Em estoque na Sesa, há cerca de 1,2 milhão de testes de antígeno que serão distribuídos aos pontos de atenção em todo Estado. 

Onde testar

O Governo do Estado, junto aos 78 municípios capixabas, vem trabalhando para ampliar a oferta de testagem contra a Covid-19 à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O cidadão pode identificar os mais de 800 pontos ofertados na aba “testagem” no site: www.vacinaeconfia.es.gov.br.

Pelo Estado, segue informações sobre dias e horários dos locais que realizam testagem mediante prévio agendamento, por meio do site: https://agendamento.saude.es.gov.br/:

- Hospital Jayme Santos Neves (HJSN): de segunda a segunda, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. Somente teste de antígeno.

- Aeroporto de Vitória: de segunda a segunda, 24h por dia. Testagem apenas por agendamento e para pessoas que desembarcam. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR. Também é realizado RT-PCR àqueles que necessitam deste tipo de exame por questões específicas como viagens ao exterior, eventos, comprovação em locais de trabalho, entre outros.

- Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA): de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 15h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Campus de Goiabeiras: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA): de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Estadual Central (HEC): de segunda a segunda, das 13h às 18h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS): de segunda a sexta-feira , das 12h às 18h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Faculdade Multivix, no Campus de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Rodoviária de Vitória: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

- Rodoviária de Colatina: de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 16h; na sexta-feira das 08h às 12h. Testes de antígeno e em caso de resultado negativo, tendo o paciente sintomas gripais, é coletado RT-PCR.

Já nos Terminais do Sistema Transcol de Laranjeiras, na Serra; de Jardim América, em Cariacica e; de Itaparica, em Vila Velha, a oferta é de testes de antígeno por livre demanda, entretanto, devido à alta demanda nos últimos dias para o atendimento, os locais passaram a contar com a distribuição de senhas.

Em Jardim América são 200 senhas, no Terminal de Itaparica 200 senhas e Terminal de Laranjeiras 300 senhas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h.

Além disso, o Estado tem realizado parceria público-privada para a ampliação da oferta de testes de antígeno. Nesta semana, por exemplo, em parceria junto à Unimed/SESI, deu início a testagem em mais pontos. Mais informações no link https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/testagem-em-massa-exames-de-antigeno-passam-a-ser-feitos-tambem-na-rede-unimed.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard