08/04/2022 17h28 - Atualizado em 11/04/2022 07h00

Sesa orienta população a manter cuidados contra o novo Coronavírus em nova fase da pandemia

Nesta segunda-feira (11), é o Dia do Infectologista. Para marcar a data, o especialista do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Sesa), Raphael Lubiana Zanotti, dá dicas para a população capixaba não se descuidar em relação ao novo Coronavírus. Mesmo após, na última semana, o governador Renato Casagrande anunciar a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados.

Ele ressalta que, mesmo diante desse novo cenário que ainda conta com a exclusão da necessidade de apresentação do passaporte vacinal e o fim do mapa de risco é preciso manter os cuidados.

O médico especialista alerta que, mesmo o Estado apresentando indicadores mais baixos de transmissão e infecção do novo Coronavírus, manter alguns cuidados básicos como higienização das mãos e utensílios e completar o esquema vacinal são fundamentais.

“Agora estamos num momento positivo da epidemia, com chance finalmente de superá-la. A redução do número de casos é muito importante para que isto aconteça, e ainda mais importante é que paremos de ter casos graves e óbitos. Para isso, temos como principal estratégia a vacinação ampla, do máximo de pessoas possível, principalmente das populações de risco”, ressalta.

Recomendações

A subsecretaria de Vigilância em Saúde da Sesa está elaborando uma nota técnica sobre  recomendações quanto ao uso de máscaras nessa nova fase da pandemia. O documento será divulgado em breve.

A proteção segue sendo obrigatória para profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde, como UBS, clínicas e hospitais. A Sesa recomenda o uso para sintomáticos e caso testado e positivado para Covid-19, orienta-se cumprir o isolamento.

Zanotti destaca ainda as orientações para que a população saiba em quais situações ainda existe o risco de contrair o vírus, como se proteger quando eventualmente estiver em uma situação assim e o que fazer caso apresente sintomas. “A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas. É muito importante que estas pessoas que, porventura passem a apresentar sintomas gripais, voltem a manter distanciamento, higiene da tosse e uso de máscara para evitar transmitir a Covid-19 ou outros vírus respiratórios para outras pessoas”, destaca o infectologista.

Ele complementa: “espero que aquelas pessoas que ainda não se vacinaram, se vacinem para podermos ir adiante e, quem sabe, encerrar este triste capítulo de nossa história”. Dados da Sesa apontam que mais de 1 milhão de capixabas ainda não completaram o esquema vacinal com a terceira dose da vacina.

Fim das máscaras

Fica sob responsabilidade dos estabelecimentos privados escolher utilizar ou não as máscaras para prevenção do novo Coronavírus. Exemplo: escolas – públicas e privadas – seguem com a mesma recomendação: caso um estudante apresente algum sintoma de causa respiratória o aconselhável é não ir à escola, bem como ser testado em qualquer unidade de saúde designada para este fim e, caso confirmado, fazer o isolamento em casa evitando contato com outros colegas e trabalhadores da Educação. O mesmo vale para idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILP).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges  

asscom@saude.es.gov.br    

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard