18/11/2021 18h00 - Atualizado em 24/11/2021 11h24

Sesa orienta prefeituras para realização da campanha ‘Sífilis Não’

Profissionais de comunicação das prefeituras da Grande Vitória participaram, no dia 12 de novembro, de um encontro para apresentação e orientação da campanha “Sífilis Não”, idealizada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O encontro aconteceu na Secretaria da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória.

O evento contou com a presença da representante da equipe de Comunicação da UFRN, professora e pesquisadora Jordana Paiva, além de assessores representantes de quatro municípios: Rafaela Santos, de Guarapari; Deborah  Hemerly, de Serra; Milene Miguel, de Vila Velha; e Giovana Rebuli, de Vitória. Também participaram a apoiadora Rozangela Locatelli Armini, pesquisadora do projeto e representante do MS; a coordenadora do IST/Aids da Secretaria da Saúde, Bettina Moulin Coelho Lima, e gerente de Comunicação da Sesa, Syria Luppi, e Ana Cláudia dos Santos, assessora de comunicação da Sesa.

A reunião foi conduzida pela professora Jordana Paiva, com a finalidade de apresentar a 4ª campanha de combate à Sífilis e Sífilis Congênita. Foram discutidas estratégias de trabalho e de divulgação para a amplitude do
alcance das atividades realizadas pela Atenção Primária nos municípios, assim como formas de alcançar todo o Estado.

A pesquisadora Jordana Paiva também destacou a importância da junção dos municípios, para que sejam alcançados a maior parte possível da população. “É importante que haja adequação da linguagem e forma de trabalho, em relação a divulgação da campanha, junto aos setores de comunicação com as coordenações de IST, e juntos verificarem qual a melhor forma de trabalhar isso [temática da sífilis] de forma sutil, mas que mostre a importância de realizar o teste e se necessário o tratamento até o final”, enfatizou.

Com o tema “Vamos Cuidar Agora”, a quarta campanha do projeto chama atenção da população e informa que a Sífilis é uma doença sexualmente transmissível e tem cura, mas que é preciso ser tratada de imediato e que a falta de cuidados pode aumentar a gravidade dos sintomas, em especial para as gestantes e bebês.

No encontro, foram discutidas formas de divulgação de ações para incentivar a população a procurar atendimento e realizar os testes-rápidos, além de debatida sobre a distribuição de preservativos e a realização de atividades educativas, de propaganda midiática e redes sociais nos municípios.

Dados

De janeiro a junho de 2021, foram notificados 4.751 casos de sífilis adquirida, 960 casos de sífilis em gestantes e 332 casos de crianças com sífilis congênita no Espírito Santo. Já durante todo o ano de 2020, foram registrados um total de 3.263 casos de sífilis adquirida, 1.934 casos de gestantes com sífilis e 399 casos de crianças com sífilis congênita no Estado.

Conheça a campanha: https://sifilisnao.com.br

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos