16/12/2025 17h19 - Atualizado em 16/12/2025 17h28

Sesa participa da Mostra Final de Experiências do curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência da Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde (Geporas) e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), participou da Mostra Final de Experiências do curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental. O evento foi realizado na última sexta-feira (12), no Auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS), em Vitória, reunindo gestores, profissionais de saúde e representantes de instituições parceiras.

A ação foi o encerramento do curso no Espírito Santo, que teve início em 26 de agosto, e foi marcado por trocas e compartilhamento de experiências exitosas desenvolvidas ao longo da formação, voltada à qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).

Na abertura do evento, a gerente de Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Rose Mary Santana, parabenizou os participantes e destacou a importância do projeto para o fortalecimento do cuidado em saúde mental no SUS.

“Este curso foi muito mais do que uma formação técnica. Foi uma jornada de reflexão sobre uma concepção ampliada de saúde, entendida não apenas como a ausência de doenças, mas como um equilíbrio construído coletivamente, no cuidado diário e nas relações humanas. Aprendemos a valorizar os territórios onde atuamos, reconhecendo suas potencialidades, culturas e saberes ancestrais, fundamentais para a promoção do bem viver”, disse.

A gerente também falou sobre o trabalho em equipe, do cuidado entre os profissionais e da atuação em rede, com empatia e compromisso coletivo: “A Atenção Primária se reafirma, assim, como espaço essencial para práticas humanizadas e transformadoras em saúde. Que os conhecimentos compartilhados aqui se tornem sementes de novas ações, fortalecendo uma sociedade mais saudável, solidária e equitativa.”

O curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, ofertada nacionalmente e financiada pelo Governo Federal. No Espírito Santo, o projeto é executado por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), a Escola de Saúde Pública do Espírito Santo e a Fiocruz, com apoio da área técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

A coordenação da articulação territorial no Estado, ficou sob responsabilidade da servidora da gerência de Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde da Sesa (Geporas), Raiany Boldrini Christe Jalles, do Núcleo Especial de Atenção Primária. A coordenação pedagógica do curso foi conduzida por Fabíola Bersot, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

“O evento marcou o encerramento do Curso com a apresentação de experiências que traduzem, na prática, os aprendizados da formação e seu impacto direto na promoção da saúde nos territórios também celebrou encontros, aprendizados e práticas que ampliam o olhar sobre o cuidado em saúde, valorizando o bem viver como princípio do SUS”, pontuou a coordenadora Raiany Boldrini Christe Jalles.

O diretor-geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Erico Sangiorgio, destacou a importância da parceria entre o ICEPi e a Fiocruz na realização de processos formativos estratégicos, como o curso “Saúde e Bem Viver”.  "A iniciativa contribui para qualificar profissionais e ampliar a capacidade de transformação dos territórios, a partir de uma visão integrada de saúde, reafirmando o compromisso institucional com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e com a educação permanente no âmbito do SUS", salientou Érico Sangiorgio.

Curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental

O principal objetivo da formação foi o de capacitar as equipes de Saúde da Família e multiprofissionais na promoção da saúde mental, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), além de desenvolver estratégias de planejamento e análise, transformando os profissionais em agentes de mudança. As atividades do curso utilizaram metodologias ativas que possibilitaram a intervenção imediata no cotidiano do processo de trabalho desenvolvido por esses profissionais.

A proposta do curso foi apresentada e debatida ao longo do primeiro semestre, em diferentes espaços do Estado, sendo ofertada aos 78 municípios capixabas. Ao todo, o Espírito Santo formou nove tutores e iniciou a capacitação de 196 profissionais da APS, abrangendo 48 municípios das quatro regiões de saúde.

Com carga horária total de 120 horas, o curso foi desenvolvido na modalidade híbrida, com atividades on-line e presenciais, e teve como objetivo capacitar equipes de Saúde da Família e e-Multi na promoção da saúde mental, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A metodologia adotada foi a Educação Problematizadora, que valoriza as vivências dos profissionais e promove a aprendizagem ativa a partir de situações reais do cotidiano de trabalho.

Estiveram presentes na Mostra Final de Experiências, representantes da Fiocruz, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), referências técnicas do Estado, além de gestores e profissionais de saúde dos municípios participantes, reforçando a relevância da iniciativa e o compromisso com a continuidade das ações voltadas à promoção da saúde mental no Espírito Santo.

Durante a Mostra Final de Experiências do curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental, foram apresentadas várias dinâmicas como a  Exposição de artes e afetos com apresentação de varal de afetos; apresentações orais dos projetos de intervenção pelos equipes dos municípios que aderiram ao curso; realização de práticas expressivas: narrativas eu cuidam; apresentação de mesa de chás com verso e prosa; oferta de práticas interativas e complementares auriculoterapia; reiki, sala para meditação e relaxamento; vivência musicoterápica e outras atividades no decorrer do evento.

Houve também exposição de banners dos projetos de intervenção produzidos desenvolvidos pelas equipes do municípios.

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720330955737

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard