23/10/2018 18h49 - Atualizado em 23/10/2018 18h52

Sesa participa de atividades do Outubro Rosa no território indígena de Aracruz nesta quarta (24)

Nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Atenção Primária, marcará presença na ação do Outubro Rosa que será realizada no território indígena capixaba, localizado no município de Aracruz. A ação acontecerá das 9 horas às 14 horas, na aldeia Pau-Brasil, mas também envolverá mulheres indígenas das aldeias vizinhas. As mulheres indígenas assistirão a uma palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama e terão a chance de tirar dúvidas sobre o assunto.

Já na sexta-feira (26), serão ofertadas gratuitamente 50 mamografias para as mulheres indígenas de Aracruz em uma clínica parceira da ação localizada em Laranjeiras, na Serra. Os exames serão realizados das 8 horas às 17 horas. Julio Cesar de Moraes, referência técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa, explica que foi feito um levantamento nas aldeias para identificar as mulheres com recomendação para realização do exame. Foram consideradas as mulheres acima de 50 anos de idade que nunca haviam feito mamografia, as mulheres com mais de 50 anos cujo último exame foi feito há mais de três anos e as mulheres com mais de 40 anos que tenham histórico de câncer de mama na família.

Julio Cesar, que atua especificamente na Área Técnica de Promoção da Equidade, vinculada ao Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa, articulou com os municípios estas e outras atividades do chamado Outubro Rosa da Equidade, que tem como objetivo levar para os povos e comunidades tradicionais, como os povos indígenas, informações e atendimentos que melhorem a qualidade de vida de seus integrantes.

“Com as ações do Outubro Rosa, nosso objetivo é permitir que as mulheres de comunidades tradicionais tenham acesso a informações que contribuam para a melhoria de suas condições de saúde e para a redução das iniquidades existentes no cotidiano dos povos tradicionais. Como ente responsável e corresponsável pela saúde das pessoas nas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, a Sesa participa deste evento com a expectativa de despertar nas mulheres destas comunidades a consciência de que elas precisam se cuidar, de que o autocuidado é uma forma de prevenção e de que, quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor será o prognóstico”, explicou Julio Cesar.

No Decreto Federal 6040/2007, os povos e comunidades tradicionais são definidos como "grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos por tradição". Os pomeranos, também incluídos nesta definição, participaram das atividades do Outubro Rosa da Equidade no último sábado (20), no município de Santa Maria de Jetibá.

A ação Outubro Rosa da Equidade é uma iniciativa da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) é do Hospital Santa Rita e tem o apoio de algumas instituições, entre elas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br 
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard