22/04/2024 16h32 - Atualizado em 22/04/2024 16h33

Sesa participa de lançamento do programa Roda-Hans em Vitória

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (22), o lançamento do programa Roda-Hans, em Vitória. O evento ocorreu na escola Técnica de Saúde (ETSUS), localizada em Ilha de Santa Maria, na Capital. O programa Roda-Hans, é idealizado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a multinacional Novartis Brasil, e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), dos municípios contemplados e da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O evento de lançamento do programa contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; da subsecretária Municipal de Atenção à Saúde, Arlete Frank Dutra; da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Noia Maciel; do coordenador do departamento de hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Ergon Luiz Rodrigues Daxbacher; e do diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novartis, Leandro Fonseca.

O programa Roda-Hans consiste na realização de capacitações ensino-serviço, voltadas para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com a utilização da Carreta Novartis da Saúde no momento prático. Destaca-se que o direcionamento para profissionais da APS é devido à atribuição da APS como principal porta de entrada responsável pela avaliação de casos suspeitos e de contatos e acompanhamento dos casos de hanseníase.

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, ressaltou que o Espírito Santo tem desafios a serem realizados, tendo em vista que o Estado tem mais de 90% de cobertura na Atenção Primária a Saúde (APS), estratégia de saúde da família em funcionamento e ativa. “Isso contribui com as políticas de saúde em todo território capixaba e torna esses desafios mais atingíveis ao trato de erradicação da hanseníase no Estado”, disse Miguel Duarte.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou que o Espírito Santo obteve avanços importantes no Sistema de notificação do Estado, o E- SUS VS, um sistema próprio do Espírito Santo. “Foi adaptado a ficha da hanseníase e isso teve grande avanço para a detecção e enfrentamento à doença. O Estado está trabalhando na capacitação dos profissionais com treinamento teórico e prático, avançando nos municípios, e hoje com a oportunidade de trabalhar com a Carreta. Futuramente, vamos migrar para outras regiões do Estado para que tenhamos uma abrangência no número de profissionais, conseguindo assim fazer uma expansão maior no tratamento dessa doença, e minimizando os problemas da sociedade em relação à hanseníase”, frisou Orlei Cardoso. 

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Noia Maciel, ressaltou sobre a parceria bem-sucedida ao longo dos anos entre a Novartis e o Ministério da Saúde, que se renova nesse novo governo federal. “A Novartis é a única produtora dos medicamentos usados para o tratamento da hanseníase no mundo. Ela doa os medicamentos para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que faz a distribuição também no território nacional. A Novartis é uma grande indutora de nos dar visibilidade a uma doença que é tão invisível diante da sociedade. Estamos mudando a lógica de que as doenças são negligenciadas. Estamos aqui para juntos com as secretarias estaduais e municipais de saúde trabalhando para a eliminação da erradicação da doença, em parceria com os estados e municípios”, pontuou Ethel Maciel.  

O evento também contou com a presença do superintendente do Ministério da Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; do subsecretário de Estado de Atenção Primária à Saúde, José Tadeu Marino; da coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Dijoce Prates Bezerra; da gerente de Vigilância em Saúde de Vitória, Geane Saouza Sobral Nascimento, entre outros profissionais da área de vigilância e saúde.

A Carreta Novartis da Saúde estará circulando no Espírito Santo, realizando atendimentos nos municípios de Linhares, nos dias 07, 08, 09 e 10 de maio, e São Mateus, nos dias 14, 15 e 17 de maio. 

A doença

A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa que evolui de forma lenta e quieta. Ela ataca os nervos das extremidades do corpo, produzindo lesões na pele, principalmente em braços e pernas, mas, pode ser tratada e curada. A doença tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

A Hanseníase é transmitida principalmente de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias, embora o contágio seja relativamente baixo, pois a maioria das pessoas tem resistência natural à bactéria. A transmissão ocorre mais frequentemente em locais onde há convívio prolongado e íntimo com uma pessoa doente não tratada.

Casos diagnosticados no Espírito Santo

O número de casos de hanseníase diagnosticados em 2022 foi de 383 diagnósticos, e, em 2023, foi de 460 novos casos. Em 2024, estima-se que 492 novos casos sejam detectados no Espírito Santo. Esses dados foram extraídos do Sistema E-SUS VS (Sistema de notificação do Estado do Espírito Santo, utilizado também para o agravo de Hanseníase), divulgados em 19 de abril de 2024. 

Serviço Carreta Novartis da Saúde

A ação consiste no atendimento à população por dermatologistas e profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Sistema Único de Saúde (SUS), em uma carreta móvel composta por cinco consultórios. O objetivo é diagnosticar possíveis novos casos de hanseníase no Estado, oferecendo tratamento e acompanhamento de imediato ao cidadão.

Período de atendimento: os atendimentos serão realizados durante os dias 23, 24, 25 e 26 de abril.

Horário: o atendimento será no horário das 8h às 17h e por ordem de chegada.

Endereço da ação: durante os quatro dias do evento, a Carreta estará no espaço do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), situado na rua Rosilda Falcão dos Anjos – Mário Cypreste, em Vitória.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida / Danielly Campos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard