Sesa participa de oficina regional de implementação de Ouvidorias do SUS

A Ouvidoria da Secretaria da Saúde (Sesa) participou da “Oficina Regional: Implantação e Implementação de Ouvidorias do SUS – Região Sudeste”, realizada em Vitória. O encontro, dedicado ao fortalecimento dos serviços de ouvidoria no âmbito do Sistema Único de Saúde, reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre gestores, conselheiros e representantes das ouvidorias do SUS dos quatro estados da região. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro.
A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecimento da gestão, da participação social e das ouvidorias do SUS”, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS, do Ministério da Saúde, sob a coordenação da pesquisadora Rosa Souza, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).
Durante o evento, foram realizadas palestras, debates e mesas-redondas, com o intuito de definir o papel das esferas federal, estadual, regional e municipal na Rede Nacional de Ouvidorias do SUS, além da construção coletiva de estratégias para orientar a atuação dos entes federados na implantação e implementação das Ouvidorias do SUS. As discussões abordaram temas como Educação Permanente, Divulgação e Sensibilização, Monitoramento e Avaliação, Papel do Gestor, Estrutura mínima para funcionamento, Relatórios padronizados, Descentralização, Regionalização e Financiamento.
O subsecretário de Estado de Transparência e Planejamento da Sesa, Francisco José Dias da Silva, enfatizou o compromisso da Ouvidoria da Secretaria com o fortalecimento da participação social e destacou o projeto de Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS, desenvolvido em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi).
A ouvidora estadual do SUS/Sesa, Terezinha Bolzani, destacou a relevância da oficina e o impacto positivo da metodologia utilizada. “Este foi um momento ímpar, uma experiência extraordinária de interação e troca entre as ouvidorias da região Sudeste. A oficina nos proporcionou uma vivência prática e participativa, com uma metodologia acessível e de fácil compreensão, que favoreceu o engajamento de todos. Essa troca de experiências fortalece o trabalho das ouvidorias e reafirma o compromisso de cada profissional com a escuta qualificada e a melhoria contínua dos serviços prestados ao cidadão”, ressaltou.
A importância das ouvidorias também foi destacada pelo superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin. “A Ouvidoria tem um papel estruturante dentro do Sistema Único de Saúde, pois traduz, de forma prática, o princípio da participação social previsto na Constituição. É por meio dela que o cidadão se expressa, aponta caminhos e contribui para o aperfeiçoamento das políticas públicas. Fortalecer as ouvidorias significa fortalecer o SUS, garantindo mais transparência, diálogo e confiança na relação entre o usuário e o Estado. Esse é o verdadeiro exercício da democracia na gestão pública da saúde”, afirmou.
Veja aqui as fotos: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720329851753
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br