13/03/2019 17h31 - Atualizado em 14/03/2019 09h12

Sesa participa de Seminário Marco Zero da Fapes

Foto: Foto: Mike Figueiredo/Fapes

A subsecretária de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria de Estado da saúde, Quelen Silva, participou, na manhã desta quarta-feira (13), do Seminário Marco Zero, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes). O evento aconteceu no Auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Seminário é o ponto inicial do Processo de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), do Ministério da Saúde. Os objetivos estão em financiar pesquisas com temas prioritários para a saúde da população e promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologias locais, além de reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a equidade.

“É importantíssimo que tenhamos sintonia e sincronismo com as universidades e com todos os passos que produzem conhecimentos, tecnologias e inovações. Pensar a ciência aplicada no dia a dia, nos ajuda a aproximar o conhecimento com a realidade de em que o pesquisador está inserido”, explicou a subsecretária Quelen Silva.

Ao todo, foram selecionados oito estudos que propõem o melhoramento do Sistema Único de Saúde. A seleção aconteceu por chamada pública, fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Sesa, com o Ministério da Saúde, através do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mediante edital 25/2018 do PPSUS.

Durante o Marco Zero, os parceiros e pesquisadores aproveitam para amarrar as observações que foram levantadas durante o processo de julgamento. “Ao final de todo o processo, precisamos que os resultados venham beneficiar a população que utiliza o Sistema de Saúde local”, informou Cremildo Baptista, do Ministério da Saúde, ao falar da importância do Marco Zero

Ele lembrou da tradição do Estado no projeto. “Das seis edições do PPSUS, iniciado em 2004, o Espírito Santo esteve presente em cinco e já lançou sete chamadas. Observamos o crescimento e interesse do Estado em participar”, disse.

Projetos selecionados

Ao longo de toda quarta-feira foram apresentados oito projetos: cinco deles propõem analisar a atenção primária à saúde; outros dois abordam a temática da morbimortalidade perinatal no Estado e um trata da judicialização da saúde.

Segundo a subsecretária, os projetos são de interesse da Sesa e conseguirão ser incorporar à Gestão. “Vamos conversar ao longo do desenvolvimento da pesquisa para incorporar os resultados dentro da gestão”. E parabenizou a gestão pelo interesse e parceria com a academia:“É importante esse movimento que a Gestão está fazendo para garantir que tenhamos produtos na sociedade que permita essa qualidade na atenção. A pesquisa e a formação dão esse salto. Para não só organizar a assistência, sem pensar na qualificação. Permite uma sistematização do conhecimento e gera qualidade”, afirmou a subsecretária.

Projetos:

- A judicialização da política de saúde mental no estado do Espírito Santo. Pesquisador: Fabiola Xavier Leal (Ufes – Vitória);

- A influência dos determinantes precoces nos desfechos em saúde no período perinatal e neonatal. Pesquisador: Wanêssa Lacerda Poton (UVV – Vila Velha);

- Aplicação da tecnologia de comunicação por luz visível em monitorização de recém-nascidos de alto risco. Pesquisador: Jair Adriano Lima Silva (Ufes – Vitória);

- Aplicação de análise espacial na organização territorial da atenção primaria à saúde. Pesquisador: Fernando Soares de Oliveira (Incaper – Linhares);

- Atenção Primária a Saúde e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças crônicas nas regiões de saúde: coordenação do cuidado e ordenação do acesso. Pesquisador: Ana Paula Santana Coelho Almeida (Ufes – São Mateus);

- Avaliação da incidência de infecção e perfil de agentes etiológicos relacionados a fraturas expostas após implementação de um protocolo de antibioticoprofilaxia pré-hospitalar. Pesquisador: Ana Paula Ferreira Nunes (Ufes – Vitória);

- Integração entre a atenção básica a e atenção especializada para o enfrentamento do câncer bucal no Espírito Santo. Pesquisador: Sandra Lúcia Ventorin Von Zeidler (Ufes – Vitória);

- Tecnologia Gerencial para avaliação do Sistema de Gestão Municipal Rede Bem-Estar do Município de Vitória-ES. Pesquisador: Eliane de Fatima Almeida Lima (Ufes – Vitória).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Saúde