26/07/2024 17h49 - Atualizado em 26/07/2024 17h52

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

A Secretaria da Saúde (Sesa) marcou presença no 2º Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e da Participação Social das Ouvidorias do SUS – Região Sudoeste.

O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde por meio da Ouvidoria-Geral do SUS (OuvSUS) e organizado com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Osvaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Os encontros aconteceram entre a segunda-feira (22) e a quarta-feira(24), em São Paulo, e faz parte de um programa que visa desenvolver ações estratégicas para a ampliação da rede e implementação de ouvidorias descentralizadas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representando a Sesa, estiveram presentes a ouvidora do SUS Terezinha Bolzani e a técnica e bolsista do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Leyliane Moraes da Silva.

Durante o seminário, em parceria com a Escola Nacional Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), a OuvSUS promoveu debates intensos sobre o fortalecimento da gestão e da participação social no SUS.

Entre os temas abordados, destacaram-se a Gestão Participativa, o programa ParticipaSUS e o Controle Social no SUS; o papel da Ouvidoria como Instrumento de Gestão; o OuvidorSUS como ferramenta estruturante do Sistema Nacional de Ouvidorias (SNO); Transparência e Acesso à Informação na construção do SNO; e a Matriz de Análise da Situação das Ouvidorias.

Durante o evento, foram discutidos amplamente temas como a Gestão do Trabalho em Ouvidoria, a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, a Gestão da Informação e a construção da Matriz de Análise de Situação das Ouvidorias.

"Nesse seminário, tivemos a missão de apresentar a situação atual da ouvidoria, os sistemas utilizados para o tratamento das demandas recebidas, as perspectivas de desafios enfrentados, processos inovadores e as boas práticas adotadas nesta gestão. Destacamos, como processo inovador, a implantação do Projeto de pesquisa de satisfação dos usuários do SUS no Espírito Santo, desenvolvido juntamente com o ICEPi”, destacou a ouvidora Terezinha Bolzani.

Terezinha Bolzani explicou ainda que o projeto visa obter dados sobre práticas, ações e serviços de saúde, a fim de fortalecer e qualificar o monitoramento, a avaliação, a redução de custos, a segurança assistencial, a gestão de riscos e a melhoria contínua dos serviços hospitalares no SUS".

O evento reafirmou o compromisso das ouvidorias do SUS em promover uma gestão mais transparente e participativa, essencial para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos