13/05/2019 17h14 - Atualizado em 13/05/2019 18h03

Sesa participa do 2º Seminário Capixaba de Segurança Viária

Simulação de atendimento do Samu.

Nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participa do 2º Seminário Capixaba de Segurança Viária. O evento foi organizado pelo Programa Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), que é a maior iniciativa voltada à segurança viária no Espírito Santo. Entre os palestrantes está o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Victor Pavarino, e a representante do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima.

A ação é direcionada a prefeitos, titulares das secretarias de Saúde, Trânsito, Segurança, Educação, Infraestrutura e Obras, profissionais do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), chefes das polícias Civis e Militares, coordenação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), entre outros.

O objetivo do encontro, que faz parte da campanha Maio Amarelo, é ampliar o Programa Vida no Trânsito para os locais onde já existe a municipalização:  Serra, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Linhares, Colatina, São Gabriel da Palha e Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com dados da Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e a Vigilância Epidemiológica, as violências e os acidentes considerados causas externas pelo CID-10 estão entre as três primeiras causas de morte da população mundial, em especial no Espírito Santo, e em primeiro lugar na mortalidade de residentes no Estado, na faixa etária de 01 a 49 anos.

Seminário

O 2º Seminário de Segurança é a maior iniciativa voltada à segurança de trânsito no Espírito Santo, reunindo diversos órgãos públicos e privados e está sob a coordenação geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). O programa tem por objetivo principal salvar vidas, reduzindo a taxa de fatalidade em acidentes de trânsito em no mínimo 50%, fazendo com que a taxa que hoje é de 18,7 mortes por cada 100 mil habitantes, caia para 10 ao final de 2028.

A meta da vigilância epidemiológica estadual é diminuir em 2% a mortalidade por causas externas da população em geral.

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Informações à imprensa

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro