10/09/2019 17h15 - Atualizado em 10/09/2019 18h00

Sesa participa do VII Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo

O VII Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo, com o tema “Suicídio e Trabalho: os desafios contemporâneos para a prevenção”, teve início na manhã desta terça-feira (10), em Vitória. Organizado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção ao Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, a abertura contou com a participação do superintendente da Região Metropolitana, Luiz Carlos Reblin, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Reblin, que responde pela Coordenação de Vigilância em Saúde, falou sobre a importância de eventos como este para abordar a prevenção ao suicídio. “A saúde é responsável pela análise dos dados e o nosso secretário tem estimulado que criemos movimentos de pesquisa como o ICEPi (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde), que tem a possibilidade de elaboração de projetos de pesquisas para compreender as relações entre o suicídio e as diferentes áreas, inclusive a do trabalho”, declarou.

Durante o evento, a coordenadora do GTPS-ES, Daniela Reis e Silva, falou sobre o trabalho ser um fator de risco, “seja pelas relações de hierarquia, de violência, pelo excesso de trabalho ou a falta de reconhecimento”. Além disso, Daniela pontuou os principais objetivos do evento.

“Quando trazemos a discussão do suicídio e o trabalho, queremos sensibilizar para o tema, chamar a atenção para o comportamento suicida no trabalho e apresentar iniciativas que já tem funcionado. Apresentar como as pessoas podem, nos ambientes de trabalho, detectar comportamentos e também encaminhar para tratamento”, explicou.

O seminário apresentou assuntos sobre problemas que podem trazer perigos ao trabalho, como desemprego, desumanização e precarização; o uso de drogas pelo trabalhador; a política de saúde do trabalhador; comportamento suicida; trabalho e vigilância em saúde mental; e formas de prevenção.

Estiveram presentes na mesa de abertura o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; representando a Polícia Militar, o chefe da Divisão Corporativa de Promoção Social, tenente-coronel Oscar Paterlini; comandante geral do Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; representante da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Cleilson dos Reis; representante da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha, Rita Galvão; e a representante do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região, Carolina Roseiro.

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data marcada por empenho e ações mundiais para evitar o suicídio. No Brasil, desde 2015, setembro é tido como o mês de prevenção conhecido como Setembro Amarelo, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A Política de Saúde do Trabalhador no Espírito Santo

A chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Liliane Graça Santana, foi convidada para palestrar. Ela abordou o tema da Política de Saúde do Trabalhador no Espírito Santo.

“É muito desafiador estar aqui. É uma oportunidade de fortalecer, tecer rede e se integrar a outras instituições. Como o este ano é sobre suicídio e trabalho, vamos tratar de conceitos de trabalho e falar sobre a necessidade de estabelecer um nexo de causalidade entre os eventos, no caso o suicídio e transtornos mentais com o trabalho”.

A referência técnica em Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Sesa, Edleusa Cupertino, acompanhou a apresentação do Nevisat e mostrou os dados referentes ao suicídio no Estado nos últimos anos.

Segundo Edleusa Cupertino, foram registrados aumento nos dados em 2017 e 2018. E se faz importante poder ter um espaço de discussão sobre o suicídio. “Dialogar e poder ouvir são as melhores soluções na questão do suicídio. É importante sair do nosso lugar e começar a discutir, em especial saber quando é que o trabalho também produz situações de enfrentamento da violência. Precisamos divulgar para começarmos a observar os colegas do lado”, disse.

Dados de suicídio

A Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da Sesa notificou 209 óbitos por suicídio no ano de 2017. Em 2018, foram notificados 235 óbitos. De janeiro a julho deste ano, o setor registrou 108 óbitos.

Agenda de atividades para o Setembro Amarelo

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC):

Segunda-feira (16/09), às 14h: roda de conversa com os servidores do CAPAAC, conduzida pelo psiquiatra Marcelo Pirama Baptista;

Quinta-feira (19/09), às 9h30: grupo terapêutico com os pacientes em tratamento na Unidade de Internação Psiquiátrica de Curta Permanência, conduzido pela psicóloga Amanda Simonato Altoé;

Quarta-feira (25/09), às 13h30: reunião com os familiares dos pacientes em tratamento na Unidade de Internação Psiquiátrica de Curta Permanência, conduzida pelo psiquiatra Carlos Henrique Costa.

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba):

Terça-feira (17/09): haverá vídeos e conversas com psicólogos sobre “Setembro Amarelo”, com entrega das fitinhas e lembrancinha. Horários: das 7h às 8h e das 16h às 17h, no auditório do hospital.

Quinta-feira (26/09): haverá um momento de relaxamento com professor de Yoga e um momento de ausculta (escuta dos sons internos do corpo) com estagiários de Psicologia. Horários: das 7h às 8h e das 16h às 17h.

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Segunda-feira (23/09): palestra “Depressão e Suicídio”, com apresentação do protocolo de atendimento às vítimas de violência autoprovocada. Palestrante: Rafael de Lima Aguilar Fernandes, psiquiatra do HEJSN. Horário: das 9h às 10h30.

Terça-feira (24/09): palestra “Violência autoprovocada: Abordagem técnica e humanizada” e mesa redonda com psiquiatra, psicóloga e capelania. Horário: das 9h às 11 horas.

- Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

A Comissão de Humanização vai desenvolver uma ação denominada "Pegue um coração, tome uma atitude de amor", na próxima sexta-feira (13), entre 15h30 e 16h30, no refeitório do hospital. Cerca de 1500 corações serão afixados na parede, com mensagens motivacionais e bíblicas. Voluntários da Capelania vão auxiliar o grupo do hospital com cânticos suaves no ambiente.

- Centro de Atenção Psicossocial de Cachoeiro de Itapemirim (Caps II Cachoeiro):

Durante o mês de setembro estão sendo realizadas rodas de conversa; mini palestras direcionadas não apenas para os usuários do CAPS, mas estendendo aos familiares; atividade lúdica e pinturas em desenho.

- Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cidades

Durante o mês de setembro estão acontecendo rodas de conversa com usuários e familiares do CAPS Cidade.

Segunda-feira (23/09), às 9h: ação no trânsito (em frente ao CRE Metropolitano/SRSV)

Sexta-feira (27/09), às 9h: palestra com Gilson Giuberti Filho, psiquiatra do CAPS Cidade. Tema: “Prevenção ao Suicídio”, no auditório do CRE Metropolitano.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O contato pode ser feito por meio do telefone 188 ou pelo portal https://www.cvv.org.br/

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

Tels: (27) 3347-5642 / 3347-5643

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard