Sesa participa do Workshop de Esporotricose Zoonótica com foco na saúde única

A Secretaria da Saúde (Sesa) participou do "Workshop de Esporotricose Zoonótica", com foco na saúde única, realizado pela comissão de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O evento foi organizado pela Comissão Técnica de Saúde Única, reunindo profissionais da área veterinária e de outras profissões ligadas à área da saúde.
Durante o evento, que aconteceu na segunda semana de abril, foram discutidos os desafios, avanços e estratégias no enfrentamento da Esporotricose Zoonótica no Brasil, focando especificamente no Estado do Espírito Santo, que sofre com um crescente número de casos da doença. Além de proporcionar uma troca de experiências entre os profissionais presentes, o workshop evidenciou a importância dos esforços conjuntos dos diferentes setores da saúde e áreas técnicas para o controle da doença em solo capixaba.
A referência técnica estadual das doenças zoonóticas em animais, a médica veterinária Luciana Simonetti, destacou que a participação da Sesa no workshop foi fundamental para o fortalecimento de uma aliança entre a saúde humana e áreas direcionadas à saúde animal, em busca de uma melhoria contínua no quadro de casos da doença.
“Foi um evento de grande importância, pois foi apresentada a realidade do nosso Estado, e também informações relevantes de outros estados, que ajudam na estruturação de um programa em nível de Estado, com a finalidade de reduzir a esporotricose nos animais e, consequentemente, nos seres humanos em nosso território”, apontou a veterinária Luciana Simonetti.
Ainda durante o workshop, foi apresentado um panorama geral do surgimento e crescimento da doença no Espírito Santo, destacando suas nuances, formas de transmissão, e a necessidade de haver uma atenção redobrada dos profissionais ao notificarem os casos, a fim de promover o fortalecimento das estruturas municipais para o enfrentamento da doença.
Entre os organizadores do evento estão: Luciana Simonetti (Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica) e Adilson Arimatéa (Núcleo Especial de Vigilância Ambiental). Os palestrantes convidados foram: Marco Antônio Rocha, também médico-veterinário da Sesa (Superintendência Regional Colatina), Angelo Lindoso, médico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas-SP e Roselane Langer, médica-veterinária da Secretaria de Estado da Saúde-PR.
E entre o público participante como ouvinte, estavam os médicos veterinários Cinthya Dessaune (Superintendência Regional de Saúde de Sul), Beatriz Bergmann e Isabella Cosmo (Superintendência Regional de Saúde Metropolitana), Augusto Zago (Superintendência Regional Colatina e membro do CRMV) e Monica Kalil (Superintendência Regional de Saúde Norte).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br