04/10/2019 15h00

Sesa promove a 1º Jornada Científica de Georreferenciamento em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), promoverá nos dias 8, 9 e 10 de outubro, a 1ª Jornada Científica de Georreferenciamento em Saúde.

O evento acontecerá no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos, o Labpetro, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, em Vitória, e será aberto aos profissionais da área da saúde e acadêmicos.

Segundo o coordenador geral do projeto, Romildo Andrade, a jornada tem por objetivo divulgar as pesquisas já em andamento do Projeto de Geoprocessamento das Doenças de Notificação Compulsória no Estado do Espírito Santo (GeoMorb) e também os resultados preliminares.

“O projeto vai idealizar o mapa temático de risco e iremos disponibilizar os dados, por meio da geobase, às secretarias municipais, às equipes de atenção primária e agentes comunitários que poderão trabalhar com dados históricos”, explicou.

O evento contará também com a presença do professor Walter Ramalho, da Universidade de Brasília (UNB), que é consultor externo do Projeto GeoMorb e referência nacional em arbovirose e em georreferenciamento.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Para aqueles que não conseguirem realizar a inscrição online, poderá ser feita no dia do evento, na terça-feira (8).

Serviço:
1º Jornada Científica de Georreferenciamento em Saúde, do Projeto GeoMorb
Dia: 08, 09 e 10 de outubro
Horário: na terça-feira (08), terá abertura a partir das 14h; na quarta (9) e quinta-feira (10), das 9h às 17h.
Local: LABPETRO, localizado na Ufes (campus de Goiabeiras)

Programação Primeira Jornada Científica de Georreferenciamento em Saúde

Abertura: Representante da FAPES, SESA; IJSN; Gerência de VS/SESA
Apresentação dos membros da equipe
Apresentação do Projeto: Dr. Romildo Andrade-NESIS/SESA
Debate acerca das potencialidades e limitações do projeto

09 - 12h

Mediador: Prof. Dr.Thiago Prado
Sala de Situação em Saúde: Georreferenciamento em Saúde e suas aplicações. Prof. Walter Ramalho-UNB/Consultor Externo do Projeto GeoMorb.

Mediador: Dr. Anselmo Dantas
Avaliação dos Sistemas de Informação em Saúde, desafios em tempos de Big-Date: Prof. Walter Ramalho-UNB/Consultor Externo do- GeoMorb , Prof Adelmo Bertold
Intervalo: 14h45 - 15h

15h30 -17h
Análise GeoEspacial:
Mediador: Prof. Thiago Prado
Abordagem Estatística: Adelmo Bertold- Dep. Estatística/UFES
Georreferenciamento em saúde - Prof. Walter Ramalho-UNB/Consultor
Externo- GeoMorb

09 - 12h

Mediador: Prof. Thiago Prado
Geografia em Saúde: Espaço, Território e Saúde: Prof. Rafael Catão Dep. Geografia/UFES
Operacionalização dos determinantes sociais de Saúde: “A biogeografia georreferenciada em saude”- Prof. Walter Ramalho-UNB/Consultor Externo- GeoMorb.
Debate 11h30 - 12h

14-17h
Desafios no Enfrentamento das Arboviroses do século XXI – Prof. Walter Ramalho-UNB/Consultor Externo do Projeto GeoMorb.

Informações à imprensa:
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes