15/12/2023 16h33 - Atualizado em 15/12/2023 16h35

Sesa promove encontro estratégico sobre cartela de Projetos Prioritários

A Secretaria da Saúde (Sesa) realizou um encontro estratégico com a equipe da Gerência de Projetos prioritários, gestores e colaboradores para discutir a relevância do “Modelo de Gestão do Governo utilizada para o período de 2023-2026”, além de abordar as perspectivas para o ano de 2024. O encontro, aconteceu nessa terça-feira (12) e contou com a presença da subsecretária de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), Andressa Pavão.

A abertura da reunião foi realizada pelo subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS), Francisco José Dias da Silva, que salientou a importância do trabalho realizado ante os desafios encontrados, o aval e o comprometimento da Secretaria da Saúde nesse processo de implementação da cartela de metas e projetos para saúde do SUS Capixaba pelo Governo do Estado.

“O Gerenciamento de Projetos é uma ferramenta de gestão indispensável para trazer eficiência a gestão do SUS e garantir entregas e resultados para sociedade em tempo e custos adequados. A Sesa incorporou essa prática à sua rotina e este encontro visa fortalecer essa agenda, disse Francisco José Dias da Silva.

A subsecretária Andressa Pavão falou sobre a relevância da integração entre diferentes áreas governamentais para garantir um modelo de gestão coeso e eficaz. Andressa Pavão destacou a colaboração entre a SEP e a Sesa como fundamental para alcançar os objetivos propostos pelo Governo para o quadriênio em questão.

“É importante que se tenha um grupo de planejamento na Saúde para a discussão e definição do projeto a ser implementado, levando em conta a solução mais econômica, qual apresenta maior sustentação e sua estruturação, tendo a reponsabilidade no gerente de projeto”, afirmou.

Diversos aspectos foram abordados na reunião, desde as metas já alcançadas em 2023 às perspectivas para o ano de 2024, com foco em desafios específicos e oportunidades de aprimoramento.

A gerente de projetos da Sesa, Fernanda Stoco Malacarne, relatou a metodologia utilizada pela Saúde, para o cumprimento da meta da carteira de projetos da Sesa para o quadriênio de 2023 – 2026, e destacou que os bons resultados desse ano, servem como motivação para a continuidade do gerenciamento intensivo em 2024, e aproveitou para falar sobre liderança, integração  e comunicação e sobre a importância dos gerentes de projetos da Sesa e como a dedicação deles contribuem para o sucesso nos projetos.

“A transversalidade das ações é uma característica do gerenciamento de projetos, que transita pelos níveis hierárquicos sem que haja ingerência nos assuntos que não os relacionados ao projeto. A figura do gerente de projetos já faz parte da cultura de gerenciamento de projetos da Sesa, ajudando a alta administração na tomada de decisão e, consequentemente, na agilidade das ações para desenvolver os projetos, principalmente na fase de concepção, bem como na identificação e mitigação dos riscos, o que agiliza sobremaneira o bom andamento dos projetos”, explicou Fernanda Malacarne.

Ainda segundo a gerente, o Gerenciamento Estratégico, com foco nos resultados e o acompanhamento dos projetos em diversos níveis hierárquicos fazem parte da cultura de gerenciamento do Governo do Espírito Santo há quase duas décadas e já esteve presente na entrega de projetos de referência para a população. “Entre os quais vale citar os hospitais Central, São Lucas, Jayme Santos Neves, HEAC, além da construção de Unidades de Saúde, CAPS, e o helicóptero do SAMU”, pontuou.

Atualmente a carteira da Sesa conta com a execução de grandes projetos, como a construção do Hospital Geral de Cariacica, Complexo de Saúde Norte, novo Hospital Regional de Colatina, repasse de recursos para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em todo Estado, além da implantação de serviços Especializados em Reabilitação de Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA) – SERDIA, modernização do SAMU, dentre outros.

A Reunião de Gerenciamento visa identificar e resolver gargalos nos projetos, facilitar a comunicação entre os gerentes de projeto, alinhar todos em relação a entregas e prazos, além de antecipar problemas e propor soluções preventivas.

A reunião encerrou com a reafirmação do compromisso da equipe em trabalhar colaborativamente para alcançar os objetivos estabelecidos pelo Governo do Estado, visando a uma saúde pública mais eficiente, acessível e orientada para as necessidades da população capixaba.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida