24/11/2022 12h10 - Atualizado em 24/11/2022 13h44

Sesa promove Oficinas de Programação Pactuada Integrada nas regiões de saúde

Com o objetivo de realizar o planejamento e metas dos Planos Nacional, Estadual e Planos Municipais de Saúde, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu as Oficinas de Programação Pactuada Integrada (PPI) Capixaba. A primeira foi realizada nessa segunda-feira (21), em Mimoso do Sul; a segunda ocorreu terça-feira (22), em Vitória, e a terceira nessa quarta-feira (23), em Linhares.

Os encontros contaram com a participação de técnicos das referências municipais, regionais e do Ministério da Saúde, principalmente os que atuam nas Redes de Atenção, subsecretaria e referências técnicas dos Agravos Prioritários da Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde (SSVS), da Sesa, onde realizaram a consolidação dos planos e mapas regionais de saúde da nova PPI, que vai substituir a vigente.

“Nossa PPI é referência no Brasil, devido ao seu método de construção. É muito bom estarmos nos territórios para discutirmos esse mapa de investimento. A PPI é uma peça-chave para a saúde. Vale lembrar que estamos em transição de gestão. O governador é o mesmo, mas a gestão será nova, com a continuidade de projetos exitosos e ajustes de outros”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, que participou do evento em Mimoso do Sul.

“Daí a importância da oficina para melhorarmos, com os municípios, os pontos necessários, discutindo profundamente nossas redes de serviço e atenção, e para que possamos, sobretudo, beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS, no Espírito Santo”, destacou Tadeu Marino.

Os encontros também contaram com as presenças da superintendente da Regional Central de Saúde, Maricélis Caetano Engelhardt, do superintendente da Região Norte, Edilson Monteiro; do superintendente da Região Sul, Márcio Clayton; da superintendente da Região Metropolitana, Cibele Pandini; do gerente de Planejamento da Sesa, Francisco José Dias; e de secretários municipais de saúde.

Nova PPI Capixaba

A nova Programação Pactuada Integrada Capixaba consiste em um processo de planejamento e programação que tem como princípio a orientação para as necessidades de atenção à saúde da população e em um importante instrumento para a organização da atenção à saúde regionalmente, em Redes de Atenção.

Trata-se também de um trabalho de negociação e pactuação intergestores, em que serão definidos os quantitativos físicos e financeiros das ações e serviços de saúde a serem desenvolvidos no âmbito da região de saúde, com a finalidade de identificar e atender às necessidades de saúde da população, partindo da realidade municipal, com a explicitação das competências assistenciais das três esferas de governo.

Já foram realizadas mais de 40 oficinas sobre a PPI, contando com a participação de centenas de técnicos da saúde capixaba. A próxima fase será das oficinas de investimentos (programação abaixo).

A Nova PPI busca estrita coerência com os demais instrumentos de planejamento em saúde: Plano Nacional de Saúde (PNS), Plano Estadual de Saúde (PES), Planos Municipais de Saúde (PMS) e Plano Regional Integrado (PRI), suas diretrizes, objetivos e metas e com a Programação Anual de Saúde, bem como com os da administração pública, caracterizando-se como um processo que lhes dá concretude no âmbito da Rede de Atenção à Saúde e suas redes temáticas.

Programação Nova PPI Capixaba

Oficina “Investimento”

Região Metropolitana – Vitória, Local Esesp – dia 29/11

Região Central-Norte – Linhares, Local Reserva Natural da Vale – BR 101 Km 122 – dia 30/11