20/12/2023 09h59

Sesa promove reunião anual para fortalecimento da Segurança do Paciente

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre as práticas mais seguras e o fortalecimento dos protocolos de segurança do paciente, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Comissão Estadual de Segurança do Paciente (CESP), promoveu a Reunião Ordinária de Segurança do Paciente. O encontro, que acontece anualmente, foi realizado de forma on-line no último dia 12 de dezembro. A CESP integra o Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS).

Ainda durante o evento, foram apresentados os resultados da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, além de realizado o compartilhamento das ações programadas para o próximo ano, como a publicação do Plano Estadual de Segurança do Paciente (2024-2025) e dos Boletins de Segurança do Paciente.

A coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Najla Nagib Paulo, salientou que as apresentações estão alinhadas com as definições nacionais. “Isto é, com o ‘Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde’, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para os anos de 2021 a 2025, e com o ‘Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente’, de 2021 a 2030, que busca a eliminação dos danos evitáveis nos cuidados de saúde. É uma reunião importante para a devolutiva das ações realizadas e apresentação dos indicadores estaduais”, explicou.

O encontro reuniu mais de 120 participantes, entre diretores, coordenadores, enfermeiros, médicos, farmacêuticos e demais profissionais que atuam diretamente nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) dos serviços de saúde do Estado.

“Esta reunião, para além das orientações, nos permite também compartilhar conhecimentos e práticas seguras entre os profissionais de saúde, visando à qualidade do atendimento e à promoção da segurança do paciente. A adesão e a participação dos mais de 120 profissionais nos mostram que os serviços estão em parceria com a Vigilância Sanitária para fortalecer e qualificar a assistência prestada e, acima de tudo, trazer segurança aos nossos pacientes”, destacou a coordenadora Najla Nagib Paulo.

Estiveram presentes também o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; o gerente de Vigilância em Saúde, Juliano Mosa Mação; e o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), Eber da Silva Dantas.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard