10/02/2020 15h00 - Atualizado em 10/02/2020 16h24

Sesa promove reuniões técnicas sobre novo coronavírus

Compactuado com as áreas técnicas da Secretaria da Saúde (Sesa) e médicos infectologistas da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, mais um encontro de alinhamento de ações e atualizações sobre o novo coronavírus aconteceu nesta segunda-feira (10), na Sesa Enseada, em Vitória.

Um dos pontos da conversa foi a participação do secretário de Estado da saúde, Nésio Fernandes, do encontro em Brasília que discutiu estratégias para o enfrentamento da doença. Desde o início das nossas ações sobre o novo coronavírus estamos estabelecendo debate junto às áreas técnicas e à Sociedade de Infectologia do Estado. Hoje apresentamos relatórios do Ministério da Saúde e alinhamos ações para esta semana que serão apresentadas na reunião da próxima segunda”, ressaltou o secretário.

Um dos encaminhamentos da reunião desta segunda-feira foi a formalização do convite ao Ministério Público Estadual e Federal no Espírito Santo e à Defensoria Pública para que possam participar da próxima reunião e se apropriarem do processo que está sendo construído em torno do assunto, segundo explicou o secretário. “A ideia é que consigamos ter um grau de alinhamento muito avançado desde já com essas entidades para que situações como judicialização de casos sem o devido critério clínico não ocorram”.

De acordo com o coordenador Centro de Operações Estratégicas, Luiz Carlos Reblin, as reuniões seguirão acontecendo toda segunda-feira junto aos médicos infectologistas. “A ideia é nos reunirmos semanalmente com grupo de especialista para que possamos alinhar as novidades, o que se tem de referencial científico para cada semana e o que está acontecendo com a evolução da doença na China e restante do mundo, para assim, caso precisemos tomar decisões, que elas sejam baseadas em critérios científicos”, disse.

Participaram da reunião, além de médicos infectologistas e da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, os subsecretários de Estado da Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, e Tadeu Marino; e representantes da Gerência de Vigilância em Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard