Sesa qualifica profissionais sobre atenção primária de gestantes

Nesta sexta-feira (04), aconteceu a qualificação para profissionais do programa Mais Médicos, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Cariacica e Viana. Mediada pelo ginecologista e obstetra Ary Célio de Oliveira, da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o foco da qualificação foi o manejo clínico da assistência pré-natal de risco habitual, que é feito por estes profissionais nas UBS.
Os profissionais estão sendo qualificados, pois eles são atuantes na atenção básica das UBS, fazendo o pré-natal das gestantes. Essa capacitação beneficia os profissionais do programa dos dois municípios incentivando-os a melhorarem a atenção primária, reduzindo problemas que podem ser evitados se elas forem acompanhadas durante a gestação. Melhorando a qualidade da atenção ao pré-natal, melhora o desfecho do parto e do nascimento de crianças mais saudáveis e com menos riscos de complicações.
“Temos hoje muitos partos prematuros, má formação fetal e complicações na gravidez que poderiam ser evitadas se fosse acompanhado com mais qualidade, melhor conduzido. O foco da qualificação é no manejo clínico da assistência pré-natal de risco habitual, ou seja, a gestante de risco habitual de baixo risco que é feito pelas unidades básicas de saúde. Melhorando e diminuindo a mortalidade materna e a mortalidade infantil, contribuindo para salvar vidas. É uma atividade do município, mas o Estado junto com o Ministério da Saúde está apoiando no processo de melhoria da qualidade”, pontuou.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643