Sesa realiza capacitação com equipes de vigilância da região Central/Norte
.jpeg?v=638730347349841560)
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva) e do Núcleo Etomologia e Malacologia do Espírito Santo (Nemes), está capacitando as equipes técnicas de vigilância dos municípios que compõem a região Central/Norte de Saúde, para a realização de pesquisas entomológica com capturas e identificação de vetores transmissores de doenças.
Com o objetivo de descentralizar as atividades de monitoramento dos insetos e proporcionar a regionalização dos serviços, os especialistas irão habilitar os profissionais de todas as cidades do Estado até o final deste ano. Inicialmente, as ações estão sendo realizadas em 15 municípios, com foco na captura dos vetores responsáveis pela transmissão da malária e das Leishmanioses.
Entre os municípios estão Águia Branca, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Vila Valério, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Mantenópolis, São Roque do Canaã, Governador Lindenberg, Linhares, Pancas, Rio Bananal e Sooretama.
O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere, destaca a importância do acompanhamento e análise das espécies. Além disso, ressalta que a capacitação é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos com as demais equipes.
“As ações ligadas às pesquisas são de importância prioritária no monitoramento das diversas doenças associadas aos vetores como veículos de transmissão. Reconhecemos a necessidade de descentralizar os serviços para os Agentes Municipais de Saúde, o que permite conhecer a dispersão e sazonalidade dos vetores. Além disso, permite o compartilhamento de conhecimentos com as demais equipes e aprimorar as atividades nessa área”, disse Laperriere.
Para a execução do trabalho, a Sesa disponibilizará armadilhas, baterias, carregadores, entre outros materiais. Já os municípios contribuem com os captadores manuais tipo Castro, álcool 46°, lanternas e materiais para anotação de informações. A capacitação conta com o suporte da Superintendência Regional de Colatina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia
asscom@saude.es.gov.br