04/04/2023 18h00

Sesa realiza capacitações e oficinas para enfrentamento de arboviroses

Com o intuito de orientar os profissionais da saúde sobre a assistência médica adequada aos pacientes com suspeita de dengue, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem realizado capacitações nas regiões de saúde sobre Manejo Clínico da Dengue para técnicos municipais.

As capacitações foram ministradas pela médica infectologista e epidemiologista da Sesa, Theresa Cristina Cardoso da Silva, e aconteceram ao longo do mês de março, a fim de contemplar os profissionais da vigilância e assistência dos 78 municípios capixabas.

Segundo a médica, esse diálogo garante “maior conhecimento do manejo clínico da dengue, evidenciando ainda mais as orientações sobre a doença, tratamento adequado e consciência da vigilância laboratorial, principalmente, no momento epidemiológico vivenciado no Espírito Santo atualmente”.

Ainda durante o mês de março, a Sesa recebeu a visita técnica de profissionais do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que puderam acompanhar durante uma semana o trabalho da pasta no enfrentamento às arboviroses, além de contribuírem com diagnóstico e propostas.

Além disso, a Sesa, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, ministrou a Oficina de Alerta Epidemiológico e Assistencial Contra a Dengue no último dia 15, voltada aos profissionais da Região Metropolitana, e contou com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos da saúde epidemiológica e diretores de pronto atendimentos.

Concomitantemente às ações realizadas pelo Governo do Espírito Santo no enfrentamento às arboviroses, a médica infectologista Theresa Cristina Cardoso da Silva, esteve nos dias 28 e 29 de março em Brasília para a Reunião Nacional de Revisão do Manejo Clínico das Arboviroses promovida pelo Ministério da Saúde. Com objetivo de promover uma revisão nos manuais de manejo clínico em casos de dengue e chikungunya. A reunião contou com participação de especialistas nacionais em arboviroses e referências estaduais, além dos técnicos do Ministério.

 

Capacitações ao longo do mês

De norte a sul do Estado, as capacitações promovidas pela Secretaria da Saúde sobre Manejo Clínico da Dengue e sobre o Alerta Epidemiológico e Assistencial contra a Dengue foram marcadas pela participação dos profissionais envolvidos ao longo do mês de março.

Na Região Metropolitana, a capacitação foi realizada no dia 21 de março e abordou temas como: o manejo adequado para identificação da doença; comportamento do vírus no organismo humano; diferença entre os sintomas da dengue, Zika e chikungunya; importância das notificações dos casos e onde fazê-las; assistência médica de qualidade; entre outros. Neste encontro, também estiveram presentes a epidemiologista da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Camila Ribeiro.

A coordenadora do Núcleo e preceptora do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Gabriela Seidel, destacou a importância de qualificar e acompanhar as necessidades de cada município. “Passar esse aprendizado aos profissionais que atuam diretamente com a população é fundamental e garante o cuidado com maior qualidade, fazendo-se ainda mais necessário nesse momento de aumento no número de casos e óbitos pela dengue em nosso Estado. Além disso, o acompanhamento periódico com cada gestor das cidades possibilita o auxílio mais direcionado e preciso”, disse.

Na Região Sul, as ações foram promovidas no último dia 14, em Cachoeiro de Itapemirim, e reuniu mais de 60 profissionais. A oficina teve como palestrantes o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso; a referências técnicas estaduais Thereza Cardoso (arbovirose) e Carlos Guerra (Rede de Urgência e Emergência); e Isabella Segatto e Tássia Souza, do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Na Região Central, o encontro aconteceu na última quinta-feira (30), em Linhares, para uma capacitação sobre o manejo clínico das arboviroses. Foram apresentadas estratégias para o manejo correto nos serviços, além de ações de fortalecimentos das atividades voltadas ao enfrentamento das arboviroses. A equipe da Sesa e da Superintendência da Regional Central visitaram unidades básicas de saúde e o Hospital Geral de Linhares para entender os fluxos de atendimento e serviços na região.

Já a Região Norte os encontros estão sendo organizados para acontecer nos próximos dias. Além disso, os profissionais do Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS) da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus tem realizado uma série de web conferências com os 14 municípios que compõem a região, visando avaliar o cenário epidemiológico de cada um e, também, discutir temas relacionados ao enfrentamento às arboviroses. Ao fim dos encontros previsto para a próxima semana, a equipe regional visitará os municípios para avaliação das ações e aplicação de protocolos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br  

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde
Danielly Schulthais
daniellyschulthais@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra
felipebezerra@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde
Lorena Zonta
lorenazonta@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard