28/11/2022 11h09 - Atualizado em 29/11/2022 15h48

Sesa realiza conferência e apresenta tecnologia virtual para atendimento hospitalar

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Estado de Planejamento e Tranparência em Saúde (Sseplants), realizou, na última sexta-feira (25), uma conferência com o tema “Saúde do Futuro: Possibilidades para o SUS Capixaba”. O encontro teve como objetivo ampliar a visão sobre a nova realidade virtual na telessaúde, com o uso da robótica e da inteligência artificial como auxiliadores de tecnologias que favorecem um atendimento mais efetivo e humanizado aos pacientes.

O evento aconteceu no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, respondendo, José Tadeu Marino; do diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos; dos palestrantes Chao Lung Wen, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), Carlos Carvalho, diretor da Saúde Digital do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), e Paula Gobi Scudeller, diretora Administrativa da Saúde Digital do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), além da participação de servidores de diversas áreas da saúde.

No evento, foram discutidas formas de funcionamento para a adesão à prática do novo sistema e como incorporá-lo ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de experiências bem-sucedidas. Também visou debater sobre como trazer esse conhecimento para os projetos da Rede de Saúde Pública Estadual, como o Complexo de Saúde Norte e o Hospital Geral de Cariacica, em construção.

Na abertura da conferência, o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, falou da importância do uso da tecnologia em prol da medicina e saúde no Espírito Santo. “A saúde capixaba já faz o uso da telemedicina e de tecnologias avançadas, o que nos possibilita atender a população mais distante, facilitando o atendimento e a realização de consultas, exames, além de acelerar os diagnósticos e diminuir as filas de esperas por atendimentos. Podemos aguardar num breve futuro, uma saúde com a qualidade do uso da tecnologia, inovação, na saúde de nosso Estado”, frisou.

O diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação, Fabiano Ribeiro, destacou a criação do ICEPi em 2019 e a atuação da entidade em diversos programas e projetos, como o Programa Estadual da Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). “A nossa necessidade de formação em serviço abrange todo o Espírito Santo. É a prática cotidiana no serviço que faz o profissional de saúde se desenvolver”, destacou Ribeiro, acrescentando que o ICEPi também é responsável por diversos cursos de especialização.

Segundo o professor e presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Chao Lung Wen, o uso da telemedicina na saúde capixaba contribui e melhora a logística no cuidado dos diagnósticos, principalmente ajudando a manter a qualidade da saúde das pessoas e evitando possíveis doenças.

“As tecnologias precisam ser implementadas e, com muita estratégia, serem remodeladas ao sistema de saúde, proporcionando a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Ela precisa ser remodelada de forma que possa atender a diferentes usuários, como idosos e crianças, e ser utilizada como complemento à qualidade da saúde das pessoas. Para um melhor aproveitamento da telemedicina, é preciso ‘educar’ os profissionais da saúde que estão atuando e se formando, para que tenhamos uma formação de grupos que realizem o trabalho de inovação estratégica de saúde”, disse Chao Lung.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

 



 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard