09/11/2018 19h11 - Atualizado em 09/11/2018 19h59

Sesa realiza I Oficina de Capacitação em Saúde do Idoso na segunda (12)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará na próxima segunda-feira (12), em Vitória, a I Oficina de Capacitação em Saúde do Idoso. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que tem ajudado a Sesa a reorganizar a rede de atenção à saúde no estado por meio do projeto de Planificação da Atenção à Saúde, que envolve os 78 municípios capixabas.

O evento será dividido em três partes. A abertura será realizada das 8h30 às 11 horas, no auditório da Sesa na Enseada do Suá, e tem como público-alvo gestores da Sesa e membros do Grupo Condutor da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, do qual fazem parte, por exemplo, profissionais da Sesa e gestores da rede de saúde municipal.

A médica geriatra Lívia Terezinha Devens, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Sesa, abrirá a programação do evento apresentando um diagnóstico da situação de saúde do idoso no Espírito Santo. Em seguida, o médico geriatra Edgar Nunes de Moraes, consultor do Conass, ministrará palestra com o tema As Bases da Construção da Rede de Atenção à Saúde do Idoso.

Na segunda parte do evento será realizada a oficina propriamente dita. Este momento acontecerá à tarde, das 13h às 17h30, no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, e será voltado para a equipe técnica da Sesa e profissionais da área de saúde do idoso dos municípios do estado. Dentro da temática saúde do idoso, a oficina trabalhará diversos subtemas, como saúde e envelhecimento, estratificação do idoso, reconhecimento rápido do idoso frágil e elaboração e implementação do plano de cuidados personalizado.

A médica geriatra Lucianna Aguilar, da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa da Sesa, diz que reconhecer o idoso é indispensável para a formação de uma rede de cuidado adequada. Por isso, a proposta da oficina é capacitar os profissionais de saúde para o atendimento mais adequado ao idoso. Ela destaca que, ao atender o idoso, além da avaliação clínica das doenças, os profissionais devem realizar também a avaliação da capacidade funcional.

“O idoso apresenta múltiplas doenças, mas o mais importante é a funcionalidade dele, a capacidade que ele tem de realizar atividades, como lavar, comprar, cuidar da vida financeira, entre outras. O idoso considerado frágil geralmente tem idade mais avançada, ou seja, tem mais de 80 anos, mora sozinho e apresenta dificuldades para o autocuidado, para o gerenciamento da casa, e para as atividades do dia a dia, mesmo na ausência de doenças. Esta condição de fragilidade, quando não identificada e cuidada, frequentemente leva a problemas como quedas, infecções e internações hospitalares. Identificar a capacidade funcional do idoso dá condições ao profissional de saúde para direcionar o idoso para o local mais adequado para seu atendimento dentro da rede de atenção à saúde, seja Unidade de Saúde, Atendimento Domiciliar, Atendimento Especializado ou outro. Todas essas informações vão ajudar na estruturação de um atendimento adequado a essa população”, contextualiza a médica. 

A terceira parte do evento acontecerá na terça-feira (13), em parceria com o município de Vitória, que funcionará como laboratório para um modelo de atendimento que depois poderá ser replicado nos demais municípios do estado. Pela manhã, das 7h30 às 12h, a Prefeitura de Vitória realizará o 1º Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa. Será na Unidade de Saúde (US) Ariovaldo Favalessa, no Alagoano, conforme informa a Prefeitura em seu site. De acordo com a Prefeitura, cerca de 150 idosos do município passarão por 11 estações de saúde para diversas avaliações. “Eles também receberão orientações sobre direitos, prevenção de quedas, uso de medicamentos e alimentação saudável, além de aprender a fazer sachês aromáticos e escalda-pés”, destaca o site.

O evento será encerrado à tarde, terça-feira, com uma discussão sobre a atenção a saúde da pessoa idosa dentro do modelo da capacidade funcional, mediada pelo médico geriatra e consultor do Conass Edgar de Moraes. Essa reunião acontecerá das 14h às 17h, no auditório do Centro Municipal de Especialidades, e envolverá profissionais da Sesa e da Estratégia de Saúde da Família do município de Vitória.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard