17/02/2022 18h24 - Atualizado em 17/02/2022 18h36

Sesa realiza orientações de saúde em Alegre

Para promover ações de saúde em um momento de desastre natural, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde Sul, realizou uma série de atividades no município de Alegre - uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nas últimas horas.

A equipe do Programa Vigidesastres, juntamente com o superintendente Regional de Saúde, Márcio Clayton, esteve no município, nesta quinta-feira (17), e realizou reuniões com a equipe de Vigilância em Saúde municipal para o alinhamento de ações, identificação das necessidades e orientações quanto às Notas Técnicas e cuidados necessários.

A primeira medida adotada foi a articulação para a realização de orientações de saúde à população, por meio de carro de som. “Foram dadas informações sobre cuidados com contato com a água de enchente e lama potencialmente contaminada, sobre a importância de não consumir alimentos que tiveram contato com as enchentes, a necessidade de ferver a água antes de consumir, o cuidado com animais peçonhentos – como cobra, escorpião –, e manterem a atenção quando aos sintomas de doenças de veiculação hídrica, como febre e dor no corpo. Também orientamos sobre utilização de botas e luvas quando entrar em contato com a água ou lama”, disse o superintendente.

A equipe realizou outras ações, como:

- orientações a dois supermercados da região quanto ao descarte de alimentos que entraram em contato com a água de enchente e a importância de um plano de resíduos para o recolhimento dos alimentos para descarte;

- avaliação de risco da estrutura física da Secretaria Municipal de Saúde, que apresenta uma rachadura. O local foi evacuado e interditado pela Defesa Civil;

- avaliação de risco da estrutura física da Unidade Básica Pedro Martins - equipe e pacientes da unidade foram remanejados;

- reunião com o coordenador estadual do Vigidesastres e coordenador do CIEVS, para repasse das informações e avaliação dos danos;

- estabelecimento do fluxo de distribuição do hipoclorito;

- orientações às Unidades Básicas de Saúde, em parceria com a Vigilância Municipal, quanto à verificação dos cartões de vacina, consumo de água e alimentos.

- distribuição de duas notas técnicas sobre leptospirose e outras doenças para as equipes de Estratégia de Saúde da Família;

- visita ao CRAS para criação do Centro de Operações de Emergência (COE Saúde);

- realização de visita aos abrigos para avaliação das condições e estrutura;

- visita ao Centro de Pastoral, local de recebimento das doações;

- orientações quanto à testagem das famílias que irão para os abrigos e atualização do cartão de vacina;

- ronda no município para verificação do cenário de risco e orientações diversas;

- reunião com a Defesa Civil, secretários de saúde, voluntários, Vigilância em Saúde Municipal, Regional e Estadual para atualização das informações.

"A equipe permanece alerta, monitorando as condições do clima e estará no município nesta sexta-feira para dar continuidade às ações e pronta para dar qualquer suporte que seja solicitado pelo muicípio", concluiu o superintendente Márcio Clayton.

Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Cláudia dos Santos