06/08/2025 12h09

Sesa realiza primeiro Seminário Estadual de Atenção Domiciliar

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência da Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde (Geporas), em parceria com a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), com o apoio da Fundação Inova Capixaba (iNOVA), e do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), realizou, nessa terça-feira (05), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória, o I Seminário Estadual de Atenção Domiciliar.

O evento reuniu, aproximadamente, 220 participantes, entre profissionais da Atenção Primária e Especializada dos municípios e da própria Sesa, representantes das equipes do programa Melhor em Casa, tanto estaduais quanto municipais, além de estudantes da área da saúde e gestores de diferentes hospitais e regiões do Espírito Santo.

O principal objetivo do seminário foi promover a troca de experiências entre gestores, profissionais e serviços, fortalecendo a implementação e qualificação das ações dessa modalidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Atenção Domiciliar.

Na abertura do evento, a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches, destacou a relevância do tema. "A Atenção Domiciliar representa um avanço fundamental na forma de cuidar do paciente, pois leva o atendimento para o ambiente em que a pessoa mais se sente segura: sua casa. Valorizar esse modelo de cuidado é também valorizar a dignidade do paciente e o protagonismo da família no processo de recuperação e bem-estar. Nosso compromisso é fortalecer essas práticas em todo o território do Espírito Santo", afirmou Carolina Sanches.

Para ela, o seminário também cumpre um papel estratégico de qualificação. "Socializar experiências e conhecimento entre os municípios é fundamental para que possamos uniformizar e qualificar a Atenção Domiciliar no Espírito Santo. Esse é um modelo que exige planejamento, sensibilidade e trabalho em rede. Momentos como este reforçam o nosso pacto pela saúde resolutiva e humanizada", pontuou a subsecretária.

Durante o evento, foram realizadas palestras com temas centrais para o aprimoramento do cuidado em domicílio, como “Panorama Nacional da Atenção Domiciliar no Brasil”; “Atenção domiciliar nos ciclos da vida: do nascer ao envelhecer”; “Cuidando em Rede: Indicadores e Estrutura da Atenção Domiciliar no Espírito Santo”.

A programação também contou com uma mesa-redonda interativa, promovendo debates sobre os principais desafios enfrentados pelas equipes, estratégias de organização dos serviços e integração entre os níveis de atenção e a realização de Talk-Show, apresentado pela chefe do Núcleo Especial de Atenção Especializada (NEAE), da Sesa, Franciely Guarnier, para debater as experiências dos municípios na Atenção Domiciliar.

A gerente de Política e Organização das Redes de Atenção à Saúde da Sesa, Rose Mary Santana, destacou os avanços do Espírito Santo no tema. "O Estado tem se empenhado em ampliar a cobertura e qualificar os serviços de Atenção Domiciliar, especialmente com o fortalecimento das equipes do Melhor em Casa. Este seminário é um marco, pois permite a escuta ativa, o diálogo e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados na ponta", afirmou.

Também estiveram presentes no seminário, a referência técnica em Atenção Domiciliar na Sesa, Manoela Libardi; o pastor e presidente da Aebes, Rodrigo Seidel; e o superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin. Já coordenadora-geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Mariana Borges, participou via on-line.

Outro momento de destaque foi a entrega de certificados aos representantes dos hospitais e municípios presentes, que mantêm parceria com o Programa Atenção Domiciliar no Estado.

O fechamento do evento aconteceu com uma mesa sobre os desafios e práticas nos Cuidados Domiciliares, com a presença de dois palestrantes externos: Clóvis Cechanel, de Curitiba, que abordou sobre a importância da “Desupalização em foco: A Transição do Cuidado das UPAS para o Domicílio”, e Ana Elizabeth de Almeida, que falou sobre “Cuidado Integral: Desafios e Estratégias no atendimento de Pacientes Complexos em Casa”.

Sobre o Programa

No Espírito Santo, o Programa de Atenção Domiciliar, nos moldes do projeto “Melhor em Casa”, tem se consolidado como uma estratégia eficaz na continuidade do cuidado em saúde fora do ambiente hospitalar. Implantado em 2022, o projeto atua na Região Metropolitana, com seis equipes distribuídas entre os municípios de Vitória, Serra e Viana.

A proposta visa promover a desospitalização segura de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que o tratamento tenha prosseguimento em casa, com o suporte de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD). Desde sua implantação, aproximadamente 2.000 pessoas já foram atendidas em seus domicílios no Estado.

O programa é direcionado a pacientes que, apesar de não necessitarem mais de cuidados hospitalares intensivos, ainda demandam acompanhamento clínico, e se encontram em estabilidade clínica. Com o atendimento sendo realizado em casa de forma humanizada e segura, há uma liberação de leitos hospitalares, contribuindo para a melhoria na regulação e no fluxo de urgência e emergência da rede pública.

Além dos municípios inicialmente contemplados, outras cidades como Vila Velha, Cariacica e São Mateus também oferecem esse tipo de atendimento, por meio da adesão ao programa federal e da formação de equipes habilitadas. A articulação entre as gestões locais e os serviços hospitalares são fundamentais para o avanço da iniciativa.

Atualmente, a Secretaria da Saúde, Sesa, mantém parceria com hospitais da rede estadual, filantrópica e universitária, entre eles:

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora Da Glória (HINSG).

Hospital Estadual De Urgência E Emergência (HEUE),

Hospital Estadual De Atenção Clínica (HEAC),

Hospital Estadual De Vila Velha (HESVV),

Hospital Estadual Doutor Dório Silva (HDDS),

Hospital Estadual Dr Roberto Arnizaut Silvares (HRAS),

Hospital Estadual Dr Jayme Santos Neves (HEJSN),

Hospital Estadual Antônio Bezerra De Faria (HABF),

Hospital Estadual Central (HEC),

Hospital Estadual Infantil E Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA).

Também fazem parte da rede parceira os hospitais Evangélico de Vila Velha, Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) e Santa Rita de Cássia, ambos em Vitória.

A integração entre as equipes hospitalares e os profissionais da atenção domiciliar tem garantido não apenas a continuidade do cuidado, mas também maior qualidade de vida aos usuários, que podem permanecer em seus lares, junto à família e em um ambiente mais acolhedor, contribuindo para uma recuperação mais segura e humanizada.

 

Veja as fotos do evento aqui: https://www.flickr.com/photos/188374953@N05/albums/72177720328188523

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard