16/04/2021 16h10 - Atualizado em 16/04/2021 16h11

Sesa realiza treinamento de sedação e intubação orotraqueal

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está realizando um treinamento assistencial em procedimentos de sedação e intubação orotraqueal (IOT) – procedimento com tubo desde a boca até a traqueia –, em parceria com equipe da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo (Saes), para médicos e enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimento (PAs) de oito municípios do Estado.

O treinamento tem como objetivo especializar médicos e enfermeiros na realização do procedimento do IOT, para preservar a respiração de pacientes com quadros de complicação respiratória grave. Os municípios contemplados são Vitória, Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica, Guarapari, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Eles foram selecionados por critérios de prioridade, como número de demanda de paciente e atendimentos, e complexidade de casos que são atendidos pelas unidades.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que a Sesa tem trabalhado para reforçar os protocolos de atendimentos realizados pelas Rede de Atenção à Saúde, por meio de um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, e a reabilitação dos pacientes, principalmente no momento de pandemia e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

“Estamos vivendo um momento muito difícil com a pandemia. Por isso, unimos forças, por meio de parcerias, para melhorarmos a qualidade dos atendimentos aos pacientes com agravos respiratórios. Dessa forma, foi elaborado um protocolo exclusivo para esse treinamento prático com as equipes”, disse o diretor Fabiano Ribeiro.

O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo, Wellington Menelli Pioto, pontuou que o treinamento tem como finalidade oferecer mais qualidade ao atendimento à população neste período de pandemia. “A Sociedade de Anestesiologia se coloca à disposição do Estado e da população capixaba para, juntos, enfrentarmos e combater a Covid-19” enfatizou, Wellington Menelli Pioto.

Treinamento

O treinamento está sendo realizado durante toda esta semana, por profissionais da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo, de forma simultânea, nas unidades de saúde dos municípios Vitória, Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, e será finalizado na próxima semana, após o treinamento no município de Guarapari.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard