24/03/2023 10h21 - Atualizado em 24/03/2023 11h49

Referência nacional realiza capacitação sobre cuidados e assistência das arboviroses no Estado

Com a presença de mais de 100 profissionais de saúde de todo o Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) promoveu a capacitação voltada aos cuidados e assistência das doenças causadas pelo Aedes aegypti. A aula, que aconteceu nessa quarta-feira (22), foi ministrada pela referência nacional em dengue e chikungunya, do Ministério da Saúde, a infectologista Melissa Barreto Falcão.

O evento faz parte de uma série de ações que ocorrem ao longo da semana, em parceria com o Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para o fortalecimento das atividades voltadas ao enfretamento das arboviroses no Espírito Santo.

Os profissionais puderam acompanhar informações sobre a importância do manejo clínico, o olhar atento do profissional da ponta para a suspeição das doenças, os sinais e sintomas e o desenvolvimento do quadro para dengue grave, além da apresentação de casos clínicos para discussão.

Durante a apresentação, a infectologista Melissa Barreto Falcão reforçou a importância da hidratação. “Quando falamos em dengue, a principal conduta necessária é a hidratação, que é um tratamento fácil, barato e eficaz, mas para isso os profissionais precisam estar atentos para pensar que pode ser dengue e fazer o manejo correto como dengue, porque assim vamos evitar as mortes relacionadas a doença”, disse.

Ela destacou também o papel da população no enfrentamento às arboviroses, explicando que o combate ao vetor é uma maneira eficaz para se evitar a propagação da doença.

“Essa é uma função não apenas do poder público, mas também de toda população. A população deve se conscientizar que o Estado está com muitos casos de dengue e chikungunya, duas doenças transmitidas pelo Aedes. Cada um tem uma corresponsabilidade de avaliar se sua própria casa há focos de dengue, pelo menos uma vez na semana. Fazendo a nossa parte, a gente se protege e vai proteger nossa família e também toda cidade”, explicou Falcão.

As apresentações das aulas ministradas durante a capacitação estão disponíveis para acesso aos profissionais de saúde por meio deste link.

 

Apoio institucional no controle vetorial

Concomitantemente às capacitações e reuniões, a Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu também o apoio institucional ao controle vetorial do Aedes aegypti por parte do Ministério da Saúde.

Com a presença da consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses, Poliana Lemos, os profissionais que atuam na Vigilância Ambiental da Sesa e nas Superintendências de Saúde participaram de encontros, discussões e visitas buscando o fortalecimento do controle vetorial e do monitoramento entomológico.

“O controle vetorial e o monitoramento entomológico têm como base os dados dos últimos levantamentos realizados pelo Estado, corroborando com as estratégias desenhadas pela epidemiologia. Pudemos visitar três municípios da Grande Vitória e conversar com as equipes de controle e monitoramento do Aedes. Discutimos as dúvidas de rotina e as orientações sobre uso de inseticidas”, pontou Poliana Lemos.

Segundo a profissional, os encontros foram importantes, em especial, para o reforço da realização dos levantamentos, em especial do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que consiste em um método para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor. “Reforçamos essa importância e também conversamos sobre possíveis dificuldades e a necessidade de manter a rotina de atuação mesmo no cenário atual”.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard