26/07/2023 12h00 - Atualizado em 28/07/2023 12h19

Sesa recebe referências nacionais em imunização para oficina de microplanejamento

Profissionais do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal deram início, nessa terça-feira (25), a mais uma etapa da Oficina de Formação de Facilitadores para a Implementação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ)/Processo de Microplanejamento do Programa de Rotina, Intensificação e Campanhas, promovida pelo Ministério da Saúde. Como facilitadores presentes, a Secretaria da Saúde (Sesa) recebe, ao longo do encontro, a presença da coordenadora nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ana Catarina Melo, e outros técnicos do PNI e da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde.

 “O PNI trabalha com duas frentes, que é a organização do sistema de informação e o microplanejamento. A ideia deste encontro é que possamos sistematizar, organizar e identificar as necessidades de cada território para desenvolver as estratégias voltadas para a recuperação das coberturas vacinais no País. Agradeço ao Estado pela acolhida e que todos possam aproveitar este momento”, disse Ana Catarina Melo, na abertura da oficina. 

Na ocasião, o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, lembrou da importância de o Espírito Santo sediar o evento. “Isso aqui é fundamental e muito simbólico para nós gestores e mostra que a vacinação e a imunização é prioridade desse Governo, que coloca toda a força e a necessidade para nós trabalharmos a questão da vacinação. Essa oficina é fundamental porque trabalha na lógica da formação e, mais importante, é a capilarização da formação no nível dos territórios de saúde, que são as microrregiões. É lá que precisamos atuar cada vez mais”, destacou Marino. 

Estiveram presentes também na atividade a assessora técnica da Coordenação de Apoio à Imunização e Monitoramento das Coberturas Vacinais na Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Flávia Maia; o gerente de vigilância em Saúde, Juliano Mação; gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Daysi Koehler Behning; os coordenadores de Imunizações, Danielle Grillo (ES), Tereza Pereira (DF) e Valter Almeida (RJ); e Alexandre Satlher, do Conselho Estadual de Saúde (CES/ES). 

A Oficina de Formação de Facilitadores para a Implementação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade/Processo de Microplanejamento do Programa de Rotina teve início nessa terça-feira (25) e acontece até esta quinta-feira (27).

 

O que é a Oficina

A Oficina é uma realização do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis (DPNI) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), voltada para 65 técnicos vindos do Rio de Janeiro, Distrito Federal, além do Espírito Santo, que atuam em áreas relacionadas com a Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde.

Ao longo de três dias, os profissionais terão contato com a metodologia de sistematização do processo de planejamento para as ações de vacinação. Esses profissionais serão formados facilitadores para replicarem as metodologias em seus estados e municípios, e estarão empenhados na elaboração dos planos 2023-2024 de microplanejamento das atividades de vacinação de alta qualidade do programa de rotina, intensificação e campanhas, e orientarão os municípios na construção dos seus planos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard