27/11/2019 09h21

Sesa recebe “Selo Social” por promover oportunidades de emprego para presos e egressos no Projeto Reeducando

Hélio Filho/Secom

A Secretaria da Saúde recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”, por contribuir para a reinserção de detentos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho por meio do Projeto Reeducando.

O gerente de Arquitetura e Engenharia da Sesa, André Lamas Varejão, participou da cerimônia de entrega, realizada no Palácio Anchieta, na manhã desta terça-feira (26), em Vitória. “O projeto que temos sob a gestão da Gerência Especial de Engenharia e Arquitetura (GEAT) é extremamente válido, vemos a importância e o comprometimento desses rapazes, como são educados e atenciosos, e estão sempre à disposição para ajudar”, disse André Lamas.

Uma das condições para receber o Selo Social é desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das pessoas em privação de liberdade, tais como absorver as pessoas em postos de trabalho com os mesmos critérios de tratamento dispensados aos trabalhadores livres etc.

Na Sesa, atualmente, há 12 internos vinculados à instituição, oriundos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). A carga horária de trabalho é de 8 horas diárias com uma hora de almoço. Eles trabalham em manutenção dos prédios da Secretaria e unidades ligadas à Sesa, como nas Farmácias Cidadãs e Centros Regionais de Especialização.

André Lamas lembra também que um dos detentos e egressos trabalha juntamente à área administrativa da GEAT. “Ele fica diretamente no setor administrativo conosco, auxiliando com processos e é muito válido. Vemos como eles gostam de participar deste programa e como sentem que pode ser uma oportunidade de vida e de poder fazer diferença quando passarem desta etapa que estão vivendo”.

O Selo Social é concedido anualmente pela Secretaria da Justiça (Sejus) às empresas que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Decreto Nº. 2609-R, de 21 outubro de 2010.

 

Selo Social

O Selo Social é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sejus, com objetivo dar visibilidade e reconhecimento às empresas e organizações participantes do “Programa Responsabilidade Social e Ressocialização”, que absorvem a mão de obra de presos e egressos do sistema prisional. O Programa estimula o setor produtivo a absorver a mão de obra da pessoa presa e egressa nas unidades prisionais, como também nas empresas, de modo a ampliar a profissionalização e prepará-los para o mundo do trabalho.

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard