11/03/2020 17h17

Sesa recebe visita técnica do Ministério da Saúde no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Nas últimas quinta-feira (05) e sexta-feira (06), a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde (Sesa), e a equipe do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, receberam uma visita da equipe da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

A visita teve como objetivo firmar uma parceria para a ampliação da estrutura física e de recursos humanos do CRIE a fim de facilitar o acesso da população, em especial, portadores de doenças crônicas e/ou condições clínicas especiais, bem como garantir os mecanismos necessários para investigação, acompanhamento e elucidação dos casos de eventos adversos associados temporalmente à aplicação de imunobiológicos.

O CRIE está subordinado administrativamente ao HINSG, onde está implantado, e, tecnicamente, à Coordenação do Programa Estadual de Imunizações da Gerência de Vigilância em Saúde da Sesa.

“O CRIE atende de forma personalizada o público que necessita de produtos imunobiológicos especiais, de alta tecnologia e de alto custo que são adquiridos pelo Programa Nacional de Imunizações e nosso desafio é facilitar o acesso da população a esses produtos”, explicou a com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo.

Fez parte também da programação da visita técnica, uma reunião com as referências em Imunização das Superintendências Regionais de Saúde Central, Metropolitana, Norte e Sul e com os municípios da região Metropolitana, para atualização sobre as mudanças no CRIE. Durante o encontro foram debatidos temas como: Os desafios e perspectivas na organização e funcionamento dos CRIES; Novo fluxograma do CRIE virtual; e uma apresentação das mudanças no Manual do CRIE.

Além disso, foi realizada uma reunião na sala de vacinação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Vila Velha, que faz atendimento de um público especial, conforme protocolo do CRIE.

Para a diretora-geral do HINSG, Thaís Chiesa, a visita ajudou no estreitamento de relação com o Ministério da Saúde. “Devido ao trabalho desenvolvido no Espírito Santo, o Ministério da Saúde convidou nossos profissionais para participarem de dois estudos multicêntricos, e da elaboração dos protocolos, garantindo que o CRIE se mantenha no caminho certo”, disse.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard