20/09/2023 15h00 - Atualizado em 21/09/2023 15h19

Setembro Verde: Hospital Roberto Silvares realiza série de palestras sobre doação de órgãos

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, finalizou, no último dia 12, a série de palestras para a conscientização da importância da doação de órgãos. A programação fez parte da campanha do Setembro Verde no Espírito Santo e teve a participação de estudantes e trabalhadores da saúde.  

As palestras foram organizadas pela Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRAS e o encerramento do evento contou com a participação da coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado. Durante a palestra de encerramento, voltada para os funcionários da unidade, ela alertou para a queda expressiva de doadores no Estado e as medidas necessárias para contornar essa situação.

“Diante dos números, iremos intensificar as capacitações dos profissionais e apoiar as equipes em todo o processo. Nossa meta é de 15 doadores por milhão de população, e estamos com a média de 10 doadores por milhão. Nossa necessidade é maior que a nossa demanda. São eventos como esse que fazem com que a sociedade comece a discutir o processo e, diante do óbito, a família diga sim para a doação de órgãos”, reforçou a coordenadora.   

As ações do Setembro Verde em São Mateus tiveram início no dia 04 de setembro, quando o palestrante convidado, o médico Fábio Furlin, apresentou para estudantes da área da saúde como é feito o diagnóstico de morte encefálica e os procedimentos realizados até que o órgão seja transplantado em outro paciente. 

Nos dias 05 e 06 de setembro, a psicóloga e membro da CIHDOTT do HRAS, Elizangela Sossai, foi responsável por rodas de conversa com os profissionais que atuam no HRAS. Nas palestras, a psicóloga explicou sobre a comunicação com a família nessas situações críticas e também como deve ser feita a entrevista familiar para doação de órgãos do paciente que teve a morte confirmada. 

 

Dados de doações no Hospital Roberto Silvares

Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares teve apenas 21 autorizações de familiares para doação de órgãos e, desses, apenas três foram doadores viáveis. Neste ano, com dados de janeiro a 11 de setembro, a CET-ES observou uma melhoria nos dados do hospital: foram 20 notificações e, dessas autorizações, quatro eram doadores viáveis.  

Para a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, a melhoria do resultado pode ser atribuída à atuação da CIHDOTT no hospital. A forma que a abordagem familiar acontece, de acordo com Machado, é determinante para que a doação de órgãos aconteça. 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard