09/10/2018 18h13 - Atualizado em 09/10/2018 18h14

Setores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital Estadual São Lucas registram mais de 7 mil atendimentos por mês

Profissionais dos setores de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, fazem, por mês, mais de 7.600 atendimentos. Os serviços prestados auxiliam na reabilitação de pacientes clínicos ou cirúrgicos internados na unidade, cuja habilidade para desenvolver atividades cotidianas esteja ameaçada ou foi interrompida por incapacidade temporária ou permanente, que apresentam alterações no movimento e na sua funcionalidade.

Os usuários, em sua maioria, são vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo craniano, politraumatizados com múltiplas lesões e pacientes com problemas ortopédicos, como fratura de fêmur.

A coordenadora da Fisioterapia, Marina Almeida, explicou que a equipe atua nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidades de Alta Dependência de Cuidados (UADC), Unidades de Internação (as enfermarias) e na Sala Vermelha, local para atendimento de paciente grave no Pronto-Socorro. “Durante a assistência, nosso objetivo é acelerar a reabilitação do paciente, promovendo o retorno à sociedade, com o mínimo de limitação, reduzindo o tempo de permanência no hospital”, disse.

Marina acrescentou que são realizados, aproximadamente, 7.500 atendimentos de fisioterapia por mês. “A assistência é feita nos próprios leitos e à medida que o paciente apresenta melhora no seu quadro clínico, podendo se locomover sozinho, ou até mesmo com auxílio de muletas ou cadeiras de rodas, os exercícios são realizados nos corredores do hospital. Buscamos proporcionar independência para o paciente, além de permitir que ele saia do seu leito e interaja com outras pessoas”, explicou.

 

A atuação da Terapia Ocupacional

Com atuação nas Unidades de Internação e Ambulatório, a Terapia Ocupacional planeja e organiza atividades humanas para o dia a dia, possibilitando melhor qualidade de vida. Por mês, o setor de Terapia Ocupacional realiza, aproximadamente, 130 atendimentos. O tratamento é indicado por médicos especialistas, como ortopedistas e neurologistas, ou pela equipe de enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.

Durante o acompanhamento, são desenvolvidas atividades simples, como vestir uma camisa, escovar os dentes, pentear o cabelo e fazer uma caminhada. “Além do atendimento no hospital, deixo como tarefa algumas atividades para serem exercidas em casa, o que contribui com a melhora da funcionalidade do corpo e da qualidade de vida do paciente’’, afirmou Synara Sampaio Novais, terapeuta ocupacional do hospital.

A Terapia Ocupacional é uma especialidade que contribui para o tratamento de traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer e outras enfermidades. O objetivo da terapia ocupacional é habilitar ou reabilitar o indivíduo para desempenhar suas atividades habituais, seja dentro de casa, no trabalho ou no lazer.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade, em Minas Gerais, a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de aproximadamente 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual São Lucas

E-mail: comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

Tel: (27) 3194-0122

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard