Simpósio comemora 18 Anos da Residência de Infectologia Pediátrica do Infantil de Vitória

Nesta terça feira (8), foi realizado o Simpósio Comemorativo de 18 anos da Residência de Infectologia Pediátrica do Hospital Estadual Infantil de Vitória (Hinsg). Além de revisar as histórias da AIDS, do uso dos Antirretrovirais e da Residência de Infectologia do Hinsg, o evento promoveu o reencontro de profissionais infectologistas pediatras e pediatras com a equipe multiprofissional do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Infectologia/AIDS do HINSG.
O simpósio contou com as palestras sobre "A história da AIDS e do uso dos Antirretrovirais", ministrada pelo Professor Dr. Lauro Ferreira da Silva Pinto Neto, médico infectologista da Santa Casa de Vitória, e também "A História da Residência de Infectologia do HINSG", ministrada pela Coordenadora Estadual de DST/AIDS, Sandra Fagundes Moreira da Silva.
Sandra conta que a Residência de Infectologia Pediátrica do HINSG é a primeira e única do estado e que o programa é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2000. Ela ressalta também a importância do programa de residência na formação de médicos infectologistas pediátricos. "É importante o programa de residência tanto para melhorar a qualidade da formação dos profissionais quanto para a saúde pública. Cerca de 80% dos atendimentos pediátricos são de infecções e doenças parasitárias e por isso é importante que estes profissionais se especializem para diagnósticos precisos e de qualidade", explicou.
De acordo com ela, 38 profissionais se formaram nesses 18 anos de existência do programa e que este ano há cinco residentes em infectologia pediátrica em atividade. Ela conta o quanto o programa de residência contribuiu no meio acadêmico em âmbito nacional e internacional. "Foram 112 trabalhos publicados nesses 18 anos de residência, artigos científicos em revistas indexadas nacionais e internacionais. Além disso, tivemos 30 monografias sobre infectologia pediátrica e a participação de todos os residentes em apresentações de trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais ao longo de quase duas décadas", contou.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643