05/12/2023 18h00

Simulado de mesa realizado pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ é destaque em congresso nacional

A experiência bem-sucedida do simulado de mesa para atendimento de traumas em múltiplas vítimas realizado pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, no mês de maio, serviu como caso para um trabalho realizado pelos médicos Adenilton Rampinelli, Alexandre Bittencourt e a enfermeira Ana Caroline Norberto. O banner com o relato da experiência nesse tipo de treinamento foi apresentado na primeira quinzena de outubro, no 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), em Fortaleza, no Ceará. 

O diretor técnico do hospital São Lucas, Alexandre Bittencourt, comemorou a participação do trabalho no congresso e observou que o simulado de mesa se mostrou uma metodologia completamente alinhada com o que há de mais moderno no País, além de ter um custo mais baixo, amplamente replicável e didático. Outro ponto positivo foi levar a experiência capixaba para um evento de expressão nacional, o que contribuiu para que outras instituições pudessem conhecer o trabalho do hospital, sua relevância para a saúde capixaba e compartilhar experiências semelhantes, abrindo portas para contribuições futuras. 

“Foi muito importante e gratificante levar a experiência do HEUE extramuros, para outro estado e mostrar a vivência que tivemos enquanto equipe, o que aprendemos com o projeto. E, claro, criar essa rede de conexões sempre é muito interessante, já que pudemos conhecer pessoas de todo o Brasil e ter contato com experiências exitosas em outros hospitais. É muito legal saber que fizemos algo inédito, útil e que inspirou muita gente a seguir pelo mesmo caminho”, explicou o diretor Alexandre Bittencourt. 

As simulações são um pré-requisito para a certificação dos hospitais pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Segundo a coordenadora do Escritório da Qualidade, Ana Caroline Norberto, o trabalho feito com esse tipo de dinâmica é uma forma de preparação do hospital “São Lucas” em busca da certificação.

“A experiência do simulado e a apresentação do trabalho relatando nossas experiências foram muito importantes para validar o nosso protocolo institucional. Muitas instituições procuraram o hospital para entender um pouco mais, conhecer e pedir ajuda para replicar a ação. E isso nos deixa imensamente felizes, de poder contribuir e também ser um exemplo de sucesso”, enfatizou a coordenadora Ana Caroline Norberto.

 

Dinâmica interativa faz alerta na luta pela prevenção de lesões por pressão

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, investe em ações educativas e interativas de educação continuada, de forma a conscientizar, atualizar e chamar a atenção dos colaboradores para temas relevantes, como feito com o treinamento de mesa simulado voltado para o atendimento de múltiplas vítimas e, mais recentemente, no começo de outubro, com as lesões por pressão. 

A ação foi realizada graças a uma parceria entre os setores das Unidades de Internação (UI), Pronto-Socorro (PS) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), locais mais propensos a receber pacientes com lesão. 

Em cada uma das atividades, que contou com imagens, bonecos e casos reais para que o participante pudesse realizar o diagnóstico e o tratamento, além de jogos de pergunta e resposta, foi possível entender sobre as principais causas de lesão por pressão, além de reforçar as possibilidades de tratamento. Assim, os colaboradores puderam, de forma leve e lúdica, compartilhar conhecimento entre si e se atualizar. 

“A lesão por pressão é uma preocupação em todos os setores de qualquer hospital. No HEUE, nosso foco é sempre a prevenção. Por isso, atuamos em conjunto, unindo as áreas e criando jogos, fotos, dinâmicas e um material bastante didático para que os nossos colaboradores continuem atentos e proporcionando o melhor cuidado possível aos pacientes”, destacou a gerente das Unidades Clínicas e Cirúrgicas, Emanuelle Vescovi.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"

Rayza Fontes

imprensa@heue.aebes.org.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard