05/09/2025 16h10

Sistema Vacina e Confia é destaque na XXVII Jornada Nacional de Imunizações da SBIm

O Sistema de Informação Estadual Vacina e Confia (VeC), plataforma oficial de gestão estadual da imunização no Espírito Santo, foi um dos destaques durante a XXVII Jornada Nacional de Imunizações da SBIm. A experiência capixaba foi apresentada no espaço científico do evento voltado à “Transformação digital na Imunização”. Promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Jornada teve início nessa quarta-feira (03) e se encerra nesta sexta-feira (05), em São Paulo.

A apresentação do VeC aconteceu na quinta-feira (04), com a temática “A experiência do Programa Estadual de Imunizações do Espírito Santo na construção e implementação do Sistema de Informação em Imunização Vacina e Confia”, que foi ministrada pela referência técnica do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde (Sesa), Daniele Grillo.

“O sistema, criado em 2021, durante a pandemia da Covid-19, evoluiu para se tornar a principal ferramenta de registro, monitoramento e gestão das vacinas aplicadas no Estado. Com funcionalidades inéditas no País, o VeC garante transparência, rastreabilidade e eficiência, integrando serviços públicos e privados de vacinação”, destacou Daniele Grillo.

A profissional completou que, durante a apresentação, pôde destacar aos presentes sobre os avanços alcançados com o uso do VeC. “Como o envio de SMS para cidadãos com vacinas em atraso, a integração com mais de 100 salas de vacinação do setor privado, o painel em tempo real de cobertura vacinal nos 78 municípios e o gerenciamento inteligente de estoques e incidentes”, detalhou a referência técnica do PEI.

De acordo com Daniele Grillo, seguindo o eixo temático, o VeC é hoje uma referência nacional em saúde digital, mostrando que, quando tecnologia e gestão caminham juntas, é possível fortalecer a imunização e garantir mais segurança para a população. Além disso, segundo a profissional, a iniciativa chamou atenção dos participantes, que contou com representantes de gestões estaduais e municipais, além da sociedade científica médica. “Recebemos elogios pela inovação e eles demonstraram bastante interesse em conhecer mais sobre o sistema capixaba”, disse.

O VeC foi desenvolvido pela Sesa, em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fotos da apresentação neste link.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard