05/09/2023 09h40

Sociedade Brasileira de Pediatria capacita profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes, a equipe do Setor Materno Infantil do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, participou, durante dois dias, de um treinamento do Programa de Reanimação Neonatal (PRN), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Capacitar os profissionais que estão na assistência direta de bebês tem um impacto positivo no cuidado. Nosso objetivo é, justamente, disseminar o conhecimento sobre o cuidado do bebê ao nascer, no transporte e na estabilização imediata, após a reanimação”, explicou a coordenadora médica da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Hospital Dr. Jayme, Silvia Louzada.

Ao todo, foram treinados 18 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, nos dias 29 e 30 de agosto. O curso foi ministrado pela coordenadora médica da UTIN, que é instrutora do PRN – SBP, com outras três instrutoras que também são neonatologistas do serviço.

“Durante o curso, os participantes aprenderam de forma sequenciada a abordagem ao recém-nascido com mais de 34 semanas, que necessita de reanimação nos minutos seguintes ao parto”, completou Silvia Louzada.

A gestora da Unidade Materno Infantil do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chisté, explicou que o nascimento é um momento de profunda alegria e expectativa, mas também pode trazer consigo desafios inesperados. “A unidade é referência em maternidade de alto risco materno e fetal, e reconhecemos a importância crucial dos primeiros minutos após o nascimento. Por isso, aprimorar as habilidades e o conhecimento da equipe garante que cada recém-nascido receba o melhor atendimento possível”, completou.

O treinamento de reanimação neonatal é uma iniciativa de extrema importância e foi projetado para capacitar os profissionais de saúde de modo a lidar eficazmente com situações de emergência que possam surgir no momento do parto. Esses momentos críticos demandam decisões rápidas e procedimentos precisos para garantir a estabilidade e a saúde dos recém-nascidos.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7589
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard