15/12/2022 16h09 - Atualizado em 15/12/2022 16h10

Solidariedade: Hospital São Lucas e Hemoes realizam campanha de doação de sangue no hospital

Em função das férias e festas de fim de ano, muita gente deixa de fazer doações regulares de sangue e os estoques dos hemocentros costumam baixar. Essa redução é atribuída à correria típica de fim de ano e ao fator esquecimento, já que, diante do período de festas e descanso, muitas pessoas acabam se ocupando de outras coisas consideradas mais urgentes ou relaxando e não lembram de praticar esse ato humanitário.

Pensando nisso e aproveitando a campanha nacional criada pelo Ministério da Saúde, com o tema “Somos todos do mesmo sangue”, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas’, em Vitória, realizou a segunda campanha de doação de sangue no hospital, que contou com palestras de conscientização ao longo do mês de novembro, culminando com dois dias de participação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), que levou os equipamentos e a equipe para o hospital, visando a promover doações in loco.

A ação ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro e foi dividida em dois dias para contemplar os funcionários que trabalham em regime de plantão. Ao todo, 119 doadores se prontificaram a passar pela triagem. Levando em conta os quesitos que inviabilizam a doação, foram obtidas 74 bolsas de sangue e 47 novos cadastros para doação de medula óssea. Além disso, a campanha teve como objetivo destacar a importância de doar, desmistificar informações falsas e ajudar quem nunca tinha doado a encarar o ato como uma prova de amor ao próximo, bem como reforçar a importância da doação para quem já é doador, mas nem sempre mantém a regularidade.

Tais ações não ficaram restritas ao mês de novembro e a campanha segue reverberando e trazendo bons resultados também em dezembro. Para a gerente de Hotelaria e Hospitalidade do Hospital São Lucas, Jamille Frizzera, que também é responsável pelo Banco de Sangue da instituição, os resultados não poderiam ser melhores em termos de conscientização e também em relação à parte prática, das bolsas coletadas e que podem ajudar até 300 pessoas, já que uma bolsa pode ser fracionada em até quatro.

A gerente comemorou ainda os planos de dar seguimento à parceria entre o São Lucas e o Hemoes, tornando as campanhas parte do calendário da instituição. “A campanha foi uma forma de retribuir o trabalho brilhante que o Hemoes vem fazendo no Estado, em especial no nosso hospital que tem um perfil de trauma, urgência e emergência e, por isso, demanda um contingente muito grande de bolsas. Além de incentivar os funcionários e acompanhantes a se tornarem doadores, já estamos sonhando com novos cenários e projetos, para tornar as campanhas uma programação fixa anual e até extrapolar o espaço do hospital”, explicou Jamille Frizzera.

Apesar de ser simples, seguro e rápido, devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução de até 50% no número de doadores entre 2020 e 2022, tornando a atuação dos hemocentros desafiadora, uma vez que passaram a sofrer com as dificuldades do baixo estoque de todos os tipos sanguíneos. 

Saiba os critérios para doação acessando o site do Hemoes: https://hemoes.es.gov.br/sobre-doacao

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE)
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard