Solidariedade: Hospital São Lucas e Hemoes realizam quarta campanha de doação de sangue

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória, realizou a quarta edição da campanha de doação de sangue no hospital, dando continuidade a uma iniciativa que acontece desde abril de 2022, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), que recebeu as doações in loco.
A ação ocorreu na última terça-feira (16), no auditório do Hospital São Lucas, que foi transformado em posto de coleta pela equipe do Hemoes. Ao todo, 55 doadores se prontificaram a passar pela triagem. Levando em conta os quesitos que inviabilizam a doação, foram obtidas 45 bolsas de sangue e 11 novos cadastros para doação de medula óssea.
Além de possibilitar a reposição dos estoques do Hemoes, a campanha teve como objetivos destacar a importância de doar, desmistificar informações falsas e ajudar quem nunca tinha doado a encarar o ato como uma prova de amor ao próximo, bem como reforçar a importância da doação para quem já é doador, mas nem sempre mantém a regularidade.
Muitos funcionários, terceirizados e acompanhantes aproveitaram a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. Quem já era doador teve a oportunidade de reafirmar o compromisso com a reposição dos estoques, dessa vez no local de trabalho, o que deixou o ato ainda mais especial.
Foi o caso da diretora-geral do Hospital São Lucas, Cynthia Milanez, uma das primeiras a se inscrever e grande incentivadora da campanha desde a primeira edição. “Ver o envolvimento dos nossos colaboradores com um ato tão bonito como o de promover vida por meio da doação de sangue é algo que me emociona muito”, disse.
Para a referência do banco de sangue do hospital, o farmacêutico Bruno Corteletti, a campanha é uma forma de conscientizar as pessoas para se tornarem doadores de sangue regulares.
“Todas as ações de conscientização são bem-vindas, pois, como muitos doaram pela primeira vez, a semente foi plantada e o trabalho será continuado no Hemoes, que é um grande parceiro nosso nesse trabalho de estimular as doações. A vantagem de já estarmos na quarta edição da ação é a possibilidade de reforçar a cultura entre os nossos colaboradores e aumentar o banco de cadastro para doadores de medula”, comemorou Bruno Corteletti.
Saiba os critérios para doação acessando o site do Hemoes: https://hemoes.es.gov.br/sobre-doacao. Para acompanhar o estoque dos hemocentros de todo o Estado e fazer o agendamento da sua doação, basta entrar no aplicativo “Gota de Vida”, disponível para tablets e celulares na versão Android e iOS (https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ (HEUE)
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.org.br