18/10/2016 12h30 - Atualizado em 19/10/2016 15h31

Sonho realizado: menina que quer cursar medicina acompanha rotina de médicos

Valeska da Silva Moreira tem 14 anos e não tem dúvidas sobre a profissão que quer exercer: medicina. Ela ainda não tem idade para ingressar no ensino superior, mas, na véspera do Dia do Médico, celebrado nesta terça-feira (18), teve a oportunidade de realizar o desejo de conhecer a rotina da profissão. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) levou a pequena estudante para uma visita ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, e proporcionou à jovem estudante uma manhã cheia de emoções.

Valeska é contemplada pelo Instituto Ponte, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens de baixa renda que apresentam bom desempenho escolar e são determinados. “Adorei a visita. Achei muito inspiradora. Ajudou a ampliar meus horizontes e fortaleceu a minha vontade de ser médica”, disse a menina.

Na recepção da unidade, Valeska procurava disfarçar a ansiedade, mas era nítido no seu olhar que aquele momento seria inesquecível. A estudante foi recebida pelo médico e diretor técnico do hospital, Altemar Paigel. Para marcar esse momento na vida da estudante, Valeska recebeu das mãos da coordenadora médica, Ana Catarina Soares, um jaleco branco, com o nome dela gravado no bolso. Com um sorriso, Valeska depressa vestiu o jaleco e percorreu os corredores das Unidades de Internação acompanhada da mãe, Vérica Pereira da Silva Moreira, e dos médicos Altemar e Ana Catarina.

A coordenadora médica, Ana Catarina Soares, ensinou que antes e depois de atender os pacientes é necessário lavar bem as mãos, e antes mesmo de começar a visita ao hospital Valeska aprendeu com ela o jeito certo de fazer isso. A estudante caminhou pelas enfermarias, foi até a recepção do centro cirúrgico, onde conheceu um anestesista, visitou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficam os pacientes mais graves, e participou de uma reunião de rotina entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, em que é avaliado o estado clínico de cada paciente internado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência.

A jovem também viu o outro lado. Saiu da área assistencial, por onde circulam pacientes e acompanhantes, e foi conhecer os bastidores. Na diretoria, perguntou como é feito o prontuário do paciente e ouviu que o prontuário é um documento muito importante não só porque registra a evolução clínica do paciente, mas porque é um instrumento utilizado também na administração dos gastos do hospital.

Para o diretor técnico do Hospital Estadual de Emergência, receber a estudante foi uma oportunidade de valorizar a opção que ela fez pela medicina. “O médico é o pilar do serviço de saúde e nós valorizamos muito esse profissional. Hoje tivemos a oportunidade de dar a uma jovem um embasamento sobre a profissão que ela deseja seguir. Ficamos felizes em receber a Valeska no nosso hospital. Que essa experiência fortaleça a decisão que ela tomou”, disse o diretor.

A diretora-presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, ressaltou a importância de jovens como a Valeska terem boas referências. “O sonho de muitos de nossos jovens é “baixo” porque eles não têm referência. Experiências como essa que a Valeska teve encurta a distância entre o que ela deseja e o que ela pode alcançar, faz com que o sonho dela deixe de ser impossível e passe a ser algo que ela pode realizar”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges

jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br

Juliana Rodrigues

julianarodrigues@saude.es.gov.br

Ana Carolina Stutz

anapinto@saude.es.gov.br

Juliana Machado

julianamachado@saude.es.gov.br

Isabel Pimentel

isabelpimentel@saude.esgov.br

Tels.: (27) 3347-5642 / 3347-5643 / 9 9969-8271 / 9 9983-3246 / 9 9943-27

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Elisângela Gonçalves

comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

(27) 3194-0122 / 99233-7237

Foto: Comunicação/HEUE

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard