Superintendência de Saúde de Colatina inicia atendimentos para distribuição de óculos a pacientes da região
.png?v=638412707027526890)
A região Central de Saúde do Espírito Santo deu início aos atendimentos pelo Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria da Saúde (Sesa). Implementado no final de 2023 pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), o programa atendeu, na última segunda-feira (15), 27 usuários dos municípios de São Gabriel da Palha, Águia Branca e Marilândia que estão aptos a receber os óculos e estiveram no Núcleo Regional de Especialidades de Colatina para apresentar os exames e escolher o modelo.
Para a superintendente Regional de Saúde de Colatina, Maricelis Caetano Engelhardt, o novo programa da região chega para fortalecer as ações de descentralização da saúde promovidas pela Sesa. Até então, o serviço só era oferecido no CRE Metropolitano, em Cariacica. Em 2023, passou a ser atendido também no CRE de São Mateus e, agora, em Colatina.
“É um serviço muito importante para toda a população da região e um passo na consolidação da regionalização do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde capixaba. O atendimento está mais próximo do cidadão”, disse a superintendente.
Neste primeiro atendimento, dos 32 pacientes marcados, 27 compareceram. Depois de prontos, o representante do município buscará os óculos e os levará aos pacientes. A previsão é que essas ações aconteçam ao menos duas vezes por mês no Núcleo Regional de Especialidades de Colatina.
A Região Central de Saúde engloba 15 municípios capixabas. São eles: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama e Vila Valério.
Como ter acesso ao Programa na Região Central de Saúde
Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), emitida no prazo máximo de seis meses. Depois disso, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência no seu município para fazer o agendamento com os documentos, conforme listados abaixo:
- Cartão do SUS;
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência em nome do paciente. Se for em nome do cônjuge, anexar certidão de casamento;
- Caso more de aluguel ou casa de terceiros, anexar uma declaração simples do proprietário, atestando a moradia ou uma declaração emitida pela Unidade de Saúde ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras);
- Certidão de nascimento e RG do responsável (em caso de menores de idade e pessoas com deficiência).
Para dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o Núcleo Regional de Especialidades de Colatina nos contatos (27) 3717-2523 ou (27) 3717-2527.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos