27/03/2025 11h45 - Atualizado em 27/03/2025 11h46

Superintendência inicia registros do Censo Vacinal Quilombola em São Mateus 

O Programa Regional de Imunizações (PRI), da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus (SRSSM), deu início a uma nova fase do Censo Vacinal Quilombola com o registro dos cartões de vacinação de crianças e adolescentes quilombolas que residem em São Mateus. Uma ação será realizada nesta quinta-feira (27), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Maria.  

O projeto foi iniciado em setembro de 2024, nas comunidades de Conceição da Barra. O objetivo do Censo Vacinal Quilombola é realizar o levantamento da situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos que vivem no território do Sapê do Norte, que compreende os municípios de Conceição da Barra e São Mateus, e visa reforçar o cuidado com a saúde dessa população.   

Em São Mateus, as ações do Censo Vacinal começaram pelas comunidades atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Maria. De janeiro até agora, foram realizados seis mutirões nas comunidades, com mais 880 doses de vacinas aplicadas, atualizando o cartão de vacinação de crianças, adolescentes e também de adultos, idosos e gestantes. Cerca de 900 cartões foram enviados para registro na plataforma Vacina e Confia.  

“Em janeiro deste ano realizamos uma reunião de alinhamento entre a equipe da UBS, Imunização Regional e Secretaria Municipal de Saúde, em que organizamos o cronograma de ações de vacinação, em acordo com a realidade do território”, explicou a coordenadora do PRI, Verônica Tomaz. 

As ações de conferência e atualização dos cartões são realizadas na UBS de Santa Maria em horário estendido, de 15h às 19h, e também aos sábados, de 8h às 12h. Para este mês, está programada uma ação para esta quinta-feira (27). Além da vacinação, os profissionais de saúde realizam a pesagem das crianças para a atualização do benefício Bolsa Família. Nesta ação, os profissionais aproveitarão também para iniciar a vacinação contra a influenza.

 

Censo Vacinal Quilombola  

O Censo Vacinal Quilombola é uma iniciativa pioneira no Estado. Para a realização do levantamento, o PRI capacitou os agentes comunitários de saúde (ACS) das equipes que atuam nos territórios quilombolas para verificarem os cartões de vacinação e identificarem as doses em atraso durante as visitas domiciliares. 

Esses dados dos cartões são encaminhados para os vacinadores ou enfermeiros responsáveis pela vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende a localidade para o município traçar uma estratégia de vacinação para a comunidade. Os cartões também são enviados para o projeto "Imuniza Norte", da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que registra o histórico vacinal dessa criança no sistema de informação oficial do Estado, o Vacina e Confia ES.  

O projeto é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) com as secretarias municipais de Saúde de Conceição da Barra e São Mateus, e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

 

Saúde Quilombola 

As comunidades quilombolas são formadas por um grupo étnico, de maioria negra, com histórico de exclusão e desigualdade social. Essa situação de vulnerabilidade e o racismo estrutural têm efeitos na saúde e na qualidade de vida dessa população, fazendo com que os quilombolas sejam considerados um grupo prioritário para ações de saúde pública. 

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo tem 15.659 pessoas quilombolas, vivendo em 26 municípios. A maior concentração dessa população está em São Mateus (6.292) e Conceição da Barra (4.047). Os municípios também têm o maior número de comunidades reconhecidas e em processo de certificação pela Fundação Cultural Palmares: são 31 no Sapê do Norte, das 46 em todo o Espírito Santo.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes

luizamarcondes@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard