01/12/2025 14h24 - Atualizado em 05/12/2025 14h24

Superintendência Regional Norte de Saúde promove o 2º Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Região Norte de Saúde recebeu nos últimos dias 24, 25 e 26 de novembro o 2º Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Norte de Saúde. O evento, promovido pela Superintendência Regional Norte de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Norte, contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e reuniu cerca de 150 participantes.

Para este ano, o encontro trouxe como temática “No campo, a melhor safra é a saúde”, trazendo para o foco do debate a saúde do trabalhador e da trabalhadora rural e indo ao encontro ao tema abordado durante o Abril Verde, mês de intensificação das ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que este ano abordou a importância do cuidado e o incentivo à promoção da saúde dos trabalhadores rurais em todo o Espírito Santo, a fim de reduzir os diversos riscos em seu ambiente de trabalho.

Durante a abertura do evento, o superintendente da Região Norte, Ransmiller Brunelli Camporesi, destacou a importância de se promover o espaço de discussão em prol da saúde do trabalhador. “É um momento rico para tratarmos assuntos que falam diretamente da saúde do trabalhador, sejam os que estão na formalidade e os muitos ainda na informalidade”, disse.

Já a coordenadora do Cerest Norte, Ana Lúcia de Lima, celebrou o caráter coletivo e a participação dos 14 municípios da região. “Todos que estiveram aqui presentes fazem parte da saúde do trabalhador. Não existe saúde do trabalhador sem a participação dos trabalhadores, dos sindicatos, das comunidades, das instituições parceiras”, destacou a coordenadora.

Na oportunidade, a procuradora-chefe do MPT no Espírito Santo, Janine Milbratz Fiorot, sintetizou sobre a notoriedade do encontro. “Este encontro vem justamente no intuito de conscientizar, qualificar, promover o debate entre todos os agentes, públicos e privados, sindicatos, sociedade civil, para não só conscientização, mas para trocas, para aprendizados, para qualificação, capacitação e, com isso, buscarmos um ambiente de trabalho melhor para todos os trabalhadores e trabalhadoras aqui da Região Norte do Estado”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT.

A mesa de abertura contou ainda com a presença do subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa; do chefe do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Espírito Santo, da Sesa, Frederico de Freitas; da procuradora do MPT na 17ª Região, Polyana Franca; representante do secretário municipal de Saúde Gildevan Fernandes Alves, Bárbara Machado; e representando o prefeito de Conceição da Barra José Erivan Tavares de Moraes, Idelfonso Suldini Resende.

‘Carta Aberta’ a todas as instituições e atores comprometidos com a Saúde do Trabalhador

Ao final do encontro, os profissionais de saúde produziram de forma coletiva uma “carta aberta” voltada a todas as instituições e atores comprometidos com a saúde do trabalhador. O documento, que sintetiza de forma técnica, objetiva e propositiva os debates e encaminhamentos das oficinas realizadas durante o 2º Encontro de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Região Norte, destaca ainda os desafios identificados e as intervenções necessárias para o fortalecimento da vigilância e da proteção à saúde do trabalhador e da trabalhadora no território rural da Região Norte de Saúde.

Além disso, o documento versa sobre o compromisso de se trabalhar a intersetorialidade como “caminho para transformação”, uma vez que “O 2º Encontro reafirma que os desafios identificados não podem ser enfrentados de forma isolada. O campo, enquanto espaço complexo e plural, exige uma ação intersetorial contínua, estruturada e comprometida. Somente a cooperação entre saúde, assistência, educação, agricultura, meio ambiente, movimentos sociais, órgãos de fiscalização, instituições de ensino, redes comunitárias e trabalhadores pode transformar realidades e promover ambientes produtivos mais seguros, saudáveis e dignos”, destaca o texto.

Fortalecimento da Saúde do Trabalhador capixaba: Cerest Metropolitano completa dois anos

Habilitado em novembro de 2023, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Metropolitana de Saúde (Cerest Metropolitano) completou dois anos de atividade, contribuindo para a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e no fortalecimento de ações voltadas à Saúde do Trabalhador.

O Cerest Metropolitano atua desenvolvendo atividades de monitoramento e qualificação das notificações de acidente e doenças relacionadas ao trabalho; inspeção sanitária em saúde do trabalhador em diversos setores e ambientes; capacitação das equipes municipais, matriciamento das equipes para atendimento aos trabalhadores; atendimento especializado em algumas situações; atividades educativas e apoio técnico aos municípios.

Além disso, nesses dois anos de atividade, o Centro já realizou 155 reuniões técnicas, 22 visitas técnicas; 14 elaborações de Procedimento Operacional Padrão (POP); 61 capacitações, com 1.246 profissionais; 17 Boletins Epidemiológicos; 133 Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador; 35 Apoio Matricial; 31 consultas especializadas e 38 ações educativas.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

imprensa@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência Regional Norte de Saúde

Gilmar Henriques

gilmarhenriques@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Rachel Martins

rachelmartins@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard