25/05/2018 14h52 - Atualizado em 25/05/2018 14h54

Tecendo redes de apoio a cuidadores em contexto hospitalar

Nesta quinta-feira (24), o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou o projeto “Tecendo redes de apoio a cuidadores em contexto hospitalar”. O objetivo do evento foi o de oferecer um espaço de escuta e acolhimento a familiares que frequentam a unidade hospitalar com intuito de acompanhar e cuidar de seus entes que estão internados.

O evento foi organizado pela equipe de Psicologia e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital, e realizou rodas de conversa para a promoção do diálogo entre os acompanhantes. Com isso, houve o esclarecimento de dúvidas principalmente às relacionadas a situações de sofrimento, ansiedade e estresse que estão presentes nos casos de longos períodos de internações.

Para a psicóloga e idealizadora do projeto, Rayanne Suim Francisco, o trabalho em grupo possibilita o compartilhamento de afetos, a reflexão e o debate entre os participantes, que em conjunto, podem encontrar novas perspectivas diante das adversidades que vivenciam em seu cotidiano no hospital, além de proporcionar uma maior proximidade com os profissionais da equipe.

As rodas de conversas estão previstas para acontecer a cada 15 dias, por meio do acolhimento dos acompanhantes e cuidadores que prestam assistência aos hospitalizados. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard