Técnicos da Sesa participam de capacitação para manejo de novo inseticida

Cerca de 50 técnicos da Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), das regionais da saúde e secretarias municipais participaram, na última terça-feira (10), da primeira capacitação do manejo do novo inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde, o Cielo.
Trata-se de um adulticida, direcionado a controlar os insetos adultos do Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika, que irá substituir o inseticida Malathion e apresentou resistência em algumas regiões do País.
Segundo o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Jr., o Espírito Santo é um dos cinco estados do Brasil que recebeu a capacitação para manuseio do produto antecipadamente.
“Como recebemos este treinamento antes, também poderemos utilizar o produto antecipadamente e minimizar as questões de resistência que o Malathion vem apresentando, além de termos mais efetividade nas ações e questões operacionais. Em relação ao Cielo, é um produto que gera agilidade e facilidade no manuseio e auxiliará na operação tanto pelo Estado quanto pelo município”, explicou Laperriere Jr.
O novo inseticida traz diferenças em relação à sua resistência aos insetos. Além disso, já vem pronto para o uso, o que auxilia quanto à sua agilidade. “É um produto que facilita a operacionalização do preparo, diferentemente do Malathion", informou o chefe o Núcleo Especial de Vigilância Ambiental.
O Cielo é um produto aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o uso em saúde pública, sendo seguro para o meio ambiente e para o ser humano.
Participaram da primeira capacitação os técnicos da Sesa, das quatro superintendências regionais de saúde do Estado e de sete municípios com mais de 100 mil habitantes: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643