22/05/2017 11h05 - Atualizado em 22/05/2017 11h07

Telessaúde: curso à distância oferecido pelo ES desperta interesse fora do país

O curso à distância sobre feridas e curativos oferecido pelo Telessaúde Espírito Santo despertou o interesse de profissionais de saúde até do exterior. O curso recebeu um total de 803 inscrições: 241 do Espírito Santo, 561 de outros estados brasileiros e uma inscrição do Peru.

O curso é dividido em quatro módulos e é auto-instrucional, ou seja, o aluno pode fazer o curso em seu próprio tempo, avançando no estudo dos módulos sozinho e recorrendo ao instrutor somente em caso de dúvidas. As aulas começaram no dia 03 de abril, e a duração vai de acordo com os prazos estabelecidos pelo aluno. Ao final do curso, o profissional recebe o certificado de conclusão.

O conteúdo do curso sobre feridas e curativos capacita o profissional de saúde para lidar com as escaras, que são os ferimentos de pele que acometem os pacientes acamados se não houver cuidado. Nas aulas, o aluno aprende ou aprimora o reconhecimento da estrutura e do funcionamento da pele, fica sabendo como funciona a cicatrização, reconhece os principais fatores que facilitam ou prejudicam a cicatrização, conhece as técnicas de curativos e também novas tecnologias para o tratamento das feridas.

Segundo a coordenadora da Unidade de Telessaúde da EBSERH/HUCAM, Carmen Barreira Nielsen, o número de inscritos foi maior do que o esperado pelo fato de a abrangência não cobrir apenas o Espírito Santo.

"Este curso estava previsto ficar aberto 12 dias para preenchimento das vagas e após dois dias, fechamos as inscrições pois atingimos um número muito superior ao esperado. Atribuímos este grande número de interessados pela abrangência que o Telessaúde ES tem atualmente não apenas no âmbito Estadual, mas também Nacionalmente no que diz respeito a Tele-educação.”

Ainda segundo ela, as web palestras atingiram a marca de aproximadamente 16 mil visualizações e um dos fatores que contribuem para esse alcance é o número de profissionais de saúde cadastrados: cerca de 4.600.

“As redes sociais também têm contribuído para a divulgação e hoje temos quase 4 mil seguidores no Youtube (principalmente de profissionais da America Latina e de países de Língua Portuguesa) e não menos importante a temática do referido curso que parece ser importante no dia a dia da APS."

 

Telessaúde

O Telessaúde é um programa que integra ensino e serviço à distância utilizando ferramentas de tecnologia da informação. Foi criado pelo Ministério da Saúde e tem como foco a Atenção Primária à Saúde.

Por aqui, a plataforma é mantida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio do Hospital das Clínicas (Hucam), e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A educação é uma das vertentes do Telessaúde, que promove cursos à distância como forma de capacitar as equipes da Atenção Primária à Saúde e, em consequência, melhorar o atendimento à população.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard