27/01/2024 14h00

Trabalhos de Conclusão das Residências em Saúde são apresentados durante o mês de janeiro

A atuação ao longo das Residências em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem como um dos resultados a produção dos Trabalhos de Conclusão das Residências (TCRs). Nesta semana, 100 residentes dos diversos programas deram início à apresentação de 48 trabalhos.

Os TCRs são a etapa final para que os residentes encerrem suas formações em cada um dos programas. As apresentações, que aconteceram de forma on-line, tiveram início nessa segunda-feira (22) e vão até o dia 31 de janeiro, pelo link http://bit.ly/3SmnQaC.   

Neste ano, profissionais das quatro Residências Multiprofissionais (Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva, Saúde da Família e Saúde Mental) e das Residências Médicas em Acupuntura e Clínica Médica se tornam especialistas nessas áreas. Em fevereiro, os médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade também apresentarão os trabalhos finais. Os programas fazem parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Durante os últimos dois anos, os profissionais estiveram em campos de prática distribuídos em todas as regiões do Estado para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também para o desenvolvimento dos Projetos Aplicativos, que são intervenções de acordo com a realidade de cada território.

Entre as temáticas apresentadas nos trabalhos estão terapia em grupo para idosos; proteção às mulheres em situação de violência; acupuntura no tratamento da osteoartrite de joelho; acolhimento em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS); educação em saúde de pacientes diagnosticadas com câncer; letalidade da febre maculosa; saúde do trabalhador; educação permanente; satisfação do atendimento em cuidados paliativos; e a importância da espiritualidade no enfrentamento à doença.

Para a residente em Cuidados Paliativos Adriane Sena, a residência permitiu que ela desenvolvesse competências que são essenciais para o atendimento de pacientes em cuidados paliativos e, consequentemente, no acolhimento de seus familiares, como comunicação e empatia.

“Considero a prática nos hospitais e na Atenção Primária como positiva e essencial para a minha formação enquanto enfermeira. O trabalho multiprofissional e interdisciplinar me ensinou a perceber a importância das diversas profissões para a melhora da qualidade de vida dos pacientes”, detalhou Adriane Sena.

 

Abertura das apresentações

A abertura do evento aconteceu nessa segunda-feira (22) e contou com a presença do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e da gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, além das coordenações das Residências.

“O ensino em serviço proporcionado pelos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais tem potencial para melhorar a sociedade e a qualidade de vida da população. O Governo do Estado tem compromisso com o processo pedagógico implementado pelo ICEPi e este momento de conclusão é motivo de grande orgulho para a instituição”, disse o diretor Fabiano Ribeiro.

A gerente de Ensino Carolina Perez Campagnoli lembrou que o ICEPi teve mais cinco novos Programas de Residências aprovados em 2023, o que demonstra a ampliação da qualificação de profissionais. “Sabemos que é uma formação que demanda muita dedicação e isso os nossos residentes puderam demonstrar ao longo do tempo e também agora, com a apresentação dos TCRs”, informou.

Para a coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano, um dos pontos fortes é a variedade de temáticas abordadas pelos residentes, que respondem às necessidades da população no território onde estão atuando. “Além do desempenho dos residentes, esse é um momento de agradecimento também pelo papel exercido pelos tutores e preceptores, que contribuem na condução desses trabalhos”, destacou.

 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

asscom@saude.es.gov.br

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard