04/08/2017 16h35 - Atualizado em 09/08/2017 11h04

Treinamento das equipes do Samu 192 usa tecnologia de ponta para reproduzir situações do dia a dia

Acidentes de trânsito, trabalho de parto, falta de ar, intoxicação, casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto. Essas são algumas das situações que acontecem no dia a dia e carecem da atuação das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

E para garantir excelência na atenção às urgências e emergências, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu realiza treinamentos contínuos com as equipes de intervenção e regulação médica, por meio de uma abordagem prática dos diversos agravos que rotineiramente se deparam durante o desenvolvimento das suas atividades profissionais diárias.

Os treinamentos das equipes de intervenção são realizados no Centro de Habilidades e Simulação Realística Vitória Grand Tech – Emescam, e utiliza manequins e equipamentos modernos que permitem a reprodução das condições em que os profissionais do SAMU 192 encontram nos atendimentos efetuados no serviço.

De acordo com a pediatra e coordenadora médica do Samu, Gisele Nascimento Loureiro, esses treinamentos têm o objetivo de atualizar o profissional em relação a equipamentos e procedimentos, e também uma forma de trocar experiências do dia a dia.“São quatro dias de cursos para cada turma, sendo estasformadas por médicos e enfermeiros. Os cursos são em módulos: atendimento em parada cardiorrespiratória; manejo da via aérea; taquiarritmias e bradiarritmias; e imobilização”, explicou.

Segundo a coordenadora geral do Samu 192, Julianna Vaillant Louzada Oliveira, os temas são selecionados de acordo com a competência de cada função, considerando os agravos à saúde de grande relevância e comuns ao dia a dia, e valorizando a importância da interação multiprofissional da assistência às urgências e emergências, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a coordenadora, entre os meses de março e junho deste ano, já passaram por uma formação de atualização nos atendimentos, por meio dos treinamentos propostos, 117 profissionais do SAMUque atuam nas funções de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e motorista socorrista.

“Outros grupos já estão agendados para os próximos meses no intuito de contemplar toda a equipe do serviço”, disse.

Ela destacou ainda que outra forma de qualificação dos profissionais acontece por meio da aquisição de cursos reconhecidos de relevância para as atividades.“Além das atividades internas, o NEP do Samu 192 desenvolve treinamentos em empresas, escolas, faculdades e outras instituições, para os integrantes dessas organizações, visando à difusão de competências básicas que culminará no atendimento precoce ao paciente gravemente enfermo, além de fornecer um entendimento necessário para o acionamento do SAMU 192 àquele que é um dos principais responsáveis pelo sucesso da assistência, o solicitante”, destacou.

 

Saiba mais

Municípios atendidos pelo Samu 192: Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Piúma, Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Brejetuba.

 

Tipos de Ligações recebidas (de janeiro até junho/2017)

Total de ligações 445.798

Informações 311.066

Trotes 77.357 (17,35%)

Regulações Médicas 57.375

Envio de ambulâncias e transferências 23.948

 

Acidentes de trânsito (de janeiro até junho/2017)

Moto: 2.954

Automóvel: 2.481

Bicicleta: 671

Atropelamento: 745

Total: 6.851

 


Como funciona o SAMU 192?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, quepresta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.            

As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo entre os chamados da população, o atendimento pré-hospitalar e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência como pronto-atendimentos e hospitais. 

 

 

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